Dom Odilo presidiu a Missa deste sábado em Aparecida

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa que deu início aos trabalhos, neste sábado, 19, da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Ao seu lado, estavam outros dois bispos brasileiros: dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR), e dom Luis Soares Vieira, arcebispo de Manaus e vice-presidente da CNBB.

Um grande número de romeiros participou da missa de modo que a Basílica ficou repleta de fiéis. São peregrinos que vêm de toda a parte do país para demonstrar seu amor a Jesus por meio de Maria. Durante a missa, os bispos rezaram, também, a oração da manhã do breviário, chamada Laudes. Na missa deste sábado, todos os textos foram proclamados em português.

“Precisamos de leigos e leigas bem formados e felizes por serem discípulos de Jesus para que possam transformar, com sua presença, as estruturas da sociedade”, disse dom Odilo, inspirando-se nas leituras da liturgia. “São Paulo soube fazer a Pastoral Vocacional e formar pessoas para o ministério”, ponderou. “Precisamos de sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas para a vivência dos muitos carismas”, completou.

Em sua reflexão, o arcebispo lembrou que a ação dos apóstolos tornou o nome de Jesus conhecido por todos. “A comunidade dos fiéis vai se tornando espaço e casa comum de toda ação do mundo”, considerou. Comparando essa ação com a globalização, dom Odilo considerou que, hoje, a “globalização pode receber endereço verdadeiro e alma. É preciso saber transformar essa nova forma de viver pela graça”.

Lembrando o tema da V Conferência, dom Odilo chama a atenção para a necessidade da Igreja se fazer mensageira da mensagem de Jesus Cristo. “A Igreja presente nos povos da América Latina e do Caribe recorda que é mensageira da mensagem do Filho de Deus e não da própria palavra. Vamos pedir, de maneira especial, a graça do afervoramento e fortalecimento da fé de todos”, completou.

Pauta do dia

Após a celebração, os bispos voltaram ao auditório para as duas sessões previstas para o dia de hoje. Eles discutem a segunda temática que se refere ao discipulado. O estudo dessa temática termina na segunda-feira e, na terça, os trabalhos retomam por comissões. A Comissão de redação já começa a trabalhar em cima do texto final a partir das conclusões da primeira temática concluída nesta sexta-feira, 18.

A Conferência segue a metodologia do Ver-Julgar-Agir e aprovará um Documento e uma Mensagem final. A Comissão de redação é dirigida pelo cardeal argentino, dom Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires. O brasileiro, cardeal Cláudio Hummes, também compõe a Comissão.

Às 13 horas, encerram-se os trabalhos da primeira semana da Conferência. As atividades serão retomadas na segunda-feira com a missa, às 8 horas, na Basílica.

Tags: