Dom Roberto Francisco agradece ao povo de Niterói e fala dos novos desafios na diocese de Campos

O novo bispo da diocese de Campos (RJ), dom Roberto Francisco Ferrería Paz divulgou dois comunicados após a Santa Sé anunciar hoje, 8, sua transferência de Niterói (RJ) para Campos.

Segundo a mensagem de dom Roberto ao povo de Niterói, o bispo se sente devedor por tanta “gentileza, ternura e carinhos dispensados a minha pessoa e devo confessar que a arquidiocese de Niterói me proporcionou um verdadeiro estágio de formação episcopal, dilatando meu coração de pastor e ampliando minha visão de Igreja”.

“Posso dizer com o coração aberto, que Niterói e sua preciosa Igreja nunca sairão da minha memória e que continuarei sempre a rezar e interceder pro seu povo e seus pastores”, destacou dom Roberto em sua mensagem ao povo de Niterói.

Em sua segunda mensagem, agora voltada ao povo da diocese de Campos, dom Roberto Francisco Ferrería Paz afirmou que após receber do Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, a notícia da nomeação para a diocese de Campos, “invadiu-me um sentimento de plena alegria e felicidade, pois vieram imediatamente ao meu pensamento, os rostos amigos de dom Roberto Guimarães e de dom Fernando Rifan, irmãos no episcopado, imagens que se complementam com a vivência da Província de Niterói, forte em unidade e comunhão e, de um clero que conheço, admiro e respeito”.

Ainda segundo o novo bispo de Campos, a diocese não lhe é desconhecida. “É verdade que não sou um estranho no ninho, já tive a graça de presidir em Campos, a celebração dos Santos Óleos, ordenar diáconos, participar de muitos eventos da pastoral da saúde, pastoral familiar e do Congresso da Juventude da Administração Apostólica, além do meu convívio salutar e marcante com os novos padres de Campos, que foram seminaristas teólogos no Seminário São José”.

Por fim, da a sua benção apostólica ao povo de sua nova diocese. “Minha bênção e saudação fraterna para todos os fieis diocesanos, os irmãos da Administração Apostólica, os cristãos de todas as denominações, os crentes de todas as religiões, os homens e mulheres de boa vontade da sociedade campista e, para todos os seres vivos”.

Mensagem do arcebispo de Niterói

O arcebispo de Niterói, dom frei Alano Maria Pena, saudou o novo bispo em comunicado à população de Niterói. ”Na qualidade de arcebispo metropolitano de Niterói, tenho a honra de comunicar ao clero, religiosos, diáconos permanentes, leigas consagradas, seminaristas e a todos os fiéis católicos de nossa Arquidiocese que tornou-se oficialmente pública a nomeação por Sua Santidade o Papa Bento XVI de S. Excia. Revma. Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, nosso mui estimado Bispo Auxiliar para assumir, como Bispo Diocesano, o governo pastoral da Diocese de Campos, neste nosso estado do Rio de Janeiro.Ergamos fervorosas preces ao Senhor Jesus nas intenções de Sua Excelência e de seu novo ministério pastoral”, disse o arcebispo.

Tags:

leia também