Dom Vilsom Basso é ordenado bispo de Caxias do Maranhão

Domingo, 30, em Cinquentenário (distrito municipal de Tuparendi, fronteira com a Argentina), aconteceu a ordenação episcopal de dom Vilsom Basso, para a diocese de Caxias do Maranhão (MA). Dom Vilsom foi assessor nacional da juventude e estava atuando como missionário (pároco e formador) nas Filipinas. A simplicidade da região, a animação, a alegria, o entusiasmo e a grande religiosidade do povo em suas comunidades foi o panorama para a ordenação episcopal presidida pelo arcebispo de Florianópolis (SC), dom Murilo Krieger.

Dom Murilo recordou a infância, as raízes de fé e o chamado de Deus, dizendo que o episcopado é uma consequência deste chamado. “A ordenação é um presente para a Igreja e sua solicitude pastoral é o Cristo agindo por meio do bispo. Também é um presente do espírito missionário da Igreja de Santo Ângelo e um presente do Rio Grande do Sul para o Maranhão”.

Dom José Clemente Weber, bispo diocesano de Santo Ângelo (RS), em sua saudação, destacou que dom Vilsom, mesmo sendo missionário em outras terras, nunca se esqueceu de suas raízes e sua origem. Desejou que continuasse ligado a sua gente e a sua terra.

Um dos momentos mais emocionantes foi a fala do irmão de dom Vilson, relatando as dificuldades da família: “nossos pais com simplicidade, trabalho duro na lavoura, a oração em família e em comunidade superaram tudo.”

A celebração contou com a presença de vários bispos da própria Congregação, no Maranhão, como dom Xavier Gilles, bispo de Viana e presidente do regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) e dom Enemésio Angelo Lazzaris, bispo de Balsas do Maranhão, se fizeram presentes na ordenação.

Tags: