Domingo da Sagrada Família

Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

 

Domingo da Sagrada Família 28/12/25 (Lc 2, 41-52) 

Texto iluminador: ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados, sua mãe lhe disse: “meu filho, porque agistes assim conosco? olha que teu pai e eu estávamos angustiados a tua procura”. Jesus respondeu: porque me procuráveis, não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? “. (Lc 2, 48-49). 

1 – Na solenidade do santo Natal, celebramos, o nascimento do Salvador. Logo, no domingo seguinte, lembramos a comunidade de onde procede a vida (a família), onde a vocação se torna missão. Bento XVI se refere a família, como “patrimônio de humanidade”. De fato, ela o é. Contudo é preciso que aprendamos, a valoriza-la, pois vivemos, na pós modernidade, tanto laicisante, quanto religiosamente confusa.  

2 – Evangelho desse domingo, fala da permanência de Jesus em Jerusalém. Aos que falam, da perda de Jesus no templo… não compromete assim a realização da missão, própria de Jesus? Lamentavelmente sim. A sagrada família, era profundamente religiosa, cumpridora dos seus deveres diante de Deus e da comunidade de então. Por isso, cumpriam com zelo a lei de Deus, e assim foram para o templo. Jesus ficou, então, começando sua missão evangelizadora: ouvia e interrogava os sacerdotes do templo, defendendo os direitos de seu Pai Celeste. 

3 – Maria e José, não entenderam o gesto do filho, e o questionaram: filho “porque agiste assim conosco? “Jesus foi duro com seus pais terrenos “não sabeis que devo me preocupar com as coisas de meu Pai?”. Jesus bem sabia de seus direitos e deveres, e, os cumpria rigorosamente. Isso não impediu, de então voltar, com eles para casa, sendo-lhes obedientes, e crescendo assim, como diz o texto, em sabedoria, graça e tamanho. (Lc 2, 52).  Maria, mesmo não entendendo bem a atitude do filho, ficou meditando sobre o significado do seu gesto. Em nossos dias, infelizmente, ouve-se, até bastante falar de Deus, mas o meditar, e contemplar, como Maria, nos falta. Aprendamos então, com Nossa Senhora, a melhor discípula de Jesus. Que todos os filhos e filhas, tenham a alegria e a graça de nascerem em lares abençoados. 

 

 

 

 

 

Tags:

leia também