Daqui a uma semana estaremos celebrando o momento central do Círio de Nazaré. Como ele tem muitas celebrações, romarias, reflexões, shows, caminhadas, carreatas e reuniões em grupos – a transladação e o Círio marcam como um grande ponto de chegada e conseqüentemente também como ponto de partida.
Esse modo de comemorar uma festividade influencia toda a nossa região e é, ao mesmo tempo, um grande momento de missão popular anual. O Círio é uma ótima oportunidade para o reavivamento da fé e da vida cristã de nosso povo. Graças a esse dom que recebemos na gratuidade do ocorrido – o encontro da imagem de N. Sra. de Nazaré por Plácido nos idos de 1700 – a Igreja de Belém e todas as comunidades que acolhem essa maneira de celebrar, que foi sendo elaborada pelos séculos, é o grande momento para que cada um de nós refaça sua opção pelo Cristo e renove sua vida.
Toda missão tem um momento anterior com movimentação das pessoas em grupos com reflexões, celebrações e manifestações! É o que nós fazemos com as orientações do “livro das peregrinações”, que atinge milhares de pessoas em toda a nossa região para refletirem sobre o tema anual, neste ano: “Em Belém de Maria escolhemos a vida como missão”. No tema está implícita a Campanha da Fraternidade que foi sobre a vida e as orientações da Igreja do Brasil, ecoando o pedido da Conferência de Aparecida para que vivêssemos em estado de missão: daí o nosso projeto “Belém em missão”.
Este tempo é uma oportunidade de aprofundamento de nossa vida de fé e de participação comunitária! Momento de conhecer ainda mais a nossa Igreja e suas necessidades, sonhos e orientações!
Depois de uma grande preparação temos a missão, com as manifestações populares que acontecem através de grandes procissões, pregações para os jovens, casais, famílias, crianças…seguida de atendimento amplo de confissões. Tal como ocorre nos vários tipos de missão popular, também no Círio este momento não só é realizado, como incrementado cada vez mais com muitos sacerdotes que são convidados a juntar-se aos Padres Barnabitas no atendimento diário das confissões.
Não é necessário relembrar as pregações diárias por parte dos Bispos convidados e as celebrações especiais com o Círio das Crianças, dos jovens e tantos outros. Este momento é também quando vivemos durante 3 dias a graça de sairmos às ruas manifestando nossa fé em Cristo, apresentado pela primeira missionária: Maria, Nossa Senhora de Nazaré!
Depois vem a pós-missão, que é a freqüência nas pequenas comunidades e o trabalho conseqüente de evangelizar suas famílias e sua região, levando-os a conhecerem Jesus Cristo. Aliás, essa preocupação conseqüente é a orientação que consta desde o início, quando convidamos todos os que participam das reuniões para que continuem caminhando na vida comunitária.
Além do grande nome do pregador principal da missão, que é a primeira missionária – Maria –, temos muitos outros pregadores que são convidados para instruir nosso povo na fé cristã e católica.
Dessa forma, em nossa missão anual temos também a graça de um reavivamento, pois as celebrações se fazem com o coração aberto a todos os sinais que estamos participando, para que a presença da Igreja de Jesus Cristo seja ainda mais eficaz para o nosso testemunho do Cristo Ressuscitado.
E não há modo algum de olhar para a imagem de Maria sem nos encontrarmos também com os olhos de Cristo através das várias representações artísticas assim como é na vida e espiritualidade cristãs. A nossa primeira missionária e primeira cristã sabe que não existe outro nome sob o qual devamos estar a não ser o de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor! E assim Ela O anuncia pelas ruas de Belém para que todos nós, seus filhos, possamos cuidar de nossos católicos participantes e evangelizar aqueles que de tão longe de nós mas que foram batizados e com quem temos o grave dever de evangelizar.
Meu desejo e convite, portanto, são estes: que participemos com alegria e fecundidade desta missão e reanimemos ainda mais para a vida nova em Cristo Jesus. Tudo isso é dom, é graça, é oportunidade de renovarmos e reavivarmos nossa fé!
Feliz Círio a todos!