Dom Severino Clasen
Arcebispo de Maringá (PR)
Os apóstolos enchiam-se de alegria por testemunhar o Cristo ressuscitado nos recantos do mundo. Determinados, ousados, cheios do Espírito Santo, anunciavam o Evangelho com ardor.
Enviamos diversos missionários para escutar as angústias e as alegrias do povo de Deus. A pedido do Papa Francisco, para descer o mais profundo possível das ansiedades humanas, em tempos de descrédito, escassez de sentido, as portas se abrem para que o Espírito fale no coração da Igreja em tempos de Sínodo.
A figura dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) que caminhavam tristonhos e tomados de decepção por tudo o que aconteceu em Jerusalém, sem perceber que o próprio ressuscitado seguia com eles, abriu-lhes a mente quando Ele partiu o pão, sentiram o coração se abrasar com aquela simpática companhia.
Mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, na ação e testemunho missionário somos convidados a partilhar as alegrias que a vida de Igreja proporciona através das pastorais, dos movimentos, dos sacramentos e qual nível de consciência dos fiéis sobre o testemunho na ação evangelizadora para transformar o mundo, segundo os desígnios de Deus. Um mundo repleto de justiça, que semeia paz, que experimenta a beleza do amor, que comunga a fraternidade solidária.
Aprendemos nos últimos anos a importância de conviver, fortalecer os laços fraternos segundo o que diz as Sagradas Escrituras. Retomar a construção das pequenas comunidades, células da vida eclesial que brota da base, do chão onde moram nossas famílias, enche de encanto ao meditar a Palavra de Deus.
Não podemos imaginar uma sociedade organizada sem os benefícios da fé que move o ser humano. A frieza técnica não atinge o coração.
O processo da Iniciação à Vida Cristã, é um retomar as origens onde os cristãos tinham convicções profundas e adesão incondicional ao Evangelho. Nenhuma força foi capaz de impedir o anúncio da Boa Nova, eis o resultado, tantos mártires que deram suas vidas na testemunha do Ressuscitado.
A experiência nas equipes de escuta, espalhadas em todas as paróquias e segmentos das nossas cidades, é uma grande oportunidade para devolver a lisura do Evangelho ao coração das pessoas.
Importa que nosso coração volte a abrasar-se ao sentir que Jesus caminha conosco e a Ele queremos ser fiéis.
Que o Sagrado Coração de Jesus nos esquente para animar a vida eclesial em todas as nossas paróquias.
