Edição especial da revista “Missão Celam” sobre os 15 anos de Aparecida é lançada em português

 O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) dedicou a edição do mês maio deste ano da revista “Missão Celam” a fazer uma memória dos  15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho e da atualidade do documento produzido pelo encontro dos pastores da América Latina, no Santuário de Aparecida (SP), de 13 a 31 de maio de 2007. O CELAM lançou uma versão em português da publicação.

Na apresentação da publicação, o presidente do organismo, dom Miguel Cabreros Vidarte, destaca que o “Documento de Aparecida nasceu justamente desse tecido entre o trabalho dos Pastores e a fé simples dos peregrinos” que foram até o Santuário e fizeram com que, “verdadeiramente essa Conferência foi e é um grande momento para a Igreja. É um kairós”, reforçou.

O editorial da publicação aponta que “o Documento de Aparecida é uma referência fundamental para a exortação programática Evangelii Gaudium. Para além de responder a uma realidade regional, este documento engloba a urgência de uma Igreja que avança, uma chave indiscutível para a Igreja universal”.

A revista aponta que em Aparecida, ressoaram, pela boca do então arcebispo de Buenos Aires, dom Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, as expressões que hoje são familiares em todo o mundo: “periferias existenciais, auto-referencialidade… Aparecida registou também o termo ‘discípulo missionário’, o que torna todo o Povo de Deus co-responsável pela proclamação da Boa Nova”, afirma o editorial. Acesse a revista aqui. 

Conheça, abaixo, o vídeo e lançamento da revista Missão Celam:

Celebração dos 15 anos de Aparecida no Brasil


O próximo dia 13 de maio marca os 15 anos da abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho, em 2007. O encontro, cujo fruto mais expressivo é o Documento de Aparecida, foi ocasião da visita do Papa Bento XV
I ao Brasil e delineou novas perspectivas pastorais para o continente. E para celebrar a data, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de atividades e iniciativas de oração e memória.  

As atividades celebrativas e oracionais serão realizadas no Santuário Nacional de Aparecida, que sediou o encontro do episcopado 15 anos atrás. Estarão presentes membros da Presidência da CNBB e o arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), monsenhor Héctor Miguel Cabrejos Vidarte. Outras ações são preparadas, nos campos acadêmico e da comunicação. 

Espaço Memória 

A primeira atividade será a inauguração do “Espaço Memória” alusivo aos 15 anos do Documento de Aparecida e da realização da V Conferência. O evento será realizado no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 12 de maio, às 16h.  

Recitação do Terço 

No mesmo dia, será realizado um momento de oração que recordará a recitação do Terço conduzida pelo Papa Bento XVI no altar central da Basílica da Padroeira do Brasil. A Presidência da CNBB e convidados participarão deste momento que poderá ser transmitido pelas emissoras de TV de inspiração católica, a partir das 19h.  

Missa  

No dia 13 de maio, sexta-feira, data de início da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, a primeira atividade será uma Missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, às 9h, com transmissão pela TV.   Após a celebração eucarística, a Presidência da CNBB concederá entrevista coletiva à imprensa. 

BAIXE OS CARDS DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS DIAS 12 E 13 DE MAIO 

 

Saiba mais:
CNBB celebra os 15 anos da Conferência de Aparecida com série de atividades

 

 

 

 

Tags:

leia também