Em 1 ano e 7 meses, projeto Capacita em Rede certificou profissionalmente mais de 15 mil alunos no Brasil

Em 1 ano e 7 meses do projeto Capacita em Rede, projeto que foi ampliado nacionalmente a partir de parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e Ministério da Educação, 15 mil trabalhadores são certificados e têm uma nova esperança de inserção no mercado. Projeto nasceu como resposta à crise da Covid-19.

O projeto Capacita em Rede, desde maio de 2024, vem promovendo cursos presenciais de qualificação profissional em diferentes regiões do país, com foco em públicos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa já atendeu os 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e certificou quase 15 mil alunos em todo o território nacional.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 50 horas e são certificados pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas). Em outubro de 2025, o projeto foi renovado e irá chegar a 31 mil vagas até o fim de 2026, contemplando todas as regiões do país, do interior às capitais.

Formação baseada nas necessidades locais

As capacitações são definidas conforme as demandas de cada localidade, indicadas pelas paróquias parceiras. O portfólio conta com 50 cursos, abrangendo áreas como administração, saúde (cuidador de idosos, cuidador infantil, balconista de farmácia), construção civil (pedreiro, eletricista, pintor), beleza (manicure e pedicure, maquiagem, designer de sobrancelhas, barbeiro) entre outras.

Além da oferta técnica, o projeto tem como diferencial o método de articulação com as comunidades católicas, o que garante maior adesão e efetividade na formação dos alunos.

Origem e expansão

O Capacita em Rede é uma expansão do projeto Capacita Sul de Minas, iniciado em 2022, com parceria da Província Eclesiástica de Pouso Alegre. Os resultados positivos das turmas organizadas em conjunto com paróquias incentivaram a criação de um modelo nacional.

Em 2023, o projeto ganhou força com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), tornando-se uma ação de alcance nacional. A coordenação e execução continuam sob responsabilidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado, que atua como instituição articuladora.

Impacto social

Com atuação voltada especialmente para públicos com pouco acesso à educação profissional, o Capacita em Rede já contabiliza:

  • 19 regionais da CNBB mobilizados
  • 289 paróquias envolvidas
  • 24 estados e mais de 200 municípios atendidos
  • 888 cursos realizado
  • 138 cursos voltados a grupos em extrema vulnerabilidade social, como reeducandos do sistema prisional, dependentes em recuperação, moradores em situação de rua, migrantes e indígenas

Além dos números expressivos, o projeto tem se destacado pelas histórias de transformação pessoal e profissional de alunos e instrutores, que relatam experiências positivas e impactos concretos em suas comunidades.

Tags: