De 11 e 12 de julho, aconteceu de forma online o Encontro de Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais promovido pela Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os participantes estão refletiram sobre o tema geral: “Pertença e Sinodalidade”
O bispo de Uruguaiana (RS) e membro da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom José Mário Scalon Angonese, acompanha o encontro que reuniu cerca de 20 pessoas representando 10 movimentos eclesiais: Comunhão e Libertação, Focolares, Mães que Oram pelos Filhos, Schoenstatt, Fé e Luz, Renovação Carismática Católica, Comunidade de Vida Cristã e Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito do Brasil.
De acordo com dom Mário, o objetivo principal do encontro foi estreitar a convivência e criar unidade entre os diferentes movimentos e serviços eclesiais que estão presentes no Brasil congregando grande parte do laicato na Igreja. “A CNBB tem esse propósito de aproximá-los, identificá-los e aprofundar o tema da sinodalidade em vista de um sentimento de pertença, compromisso comum e amor à Igreja”, disse.
Dom Mário aprofundou com o grupo o tema do sentimento de pertença à Igreja. O representante do movimento dos Focolares, Aroldo Braga, aprofundou com o grupo o tema da sinodalidade como um jeito eclesial de caminhar em conjunto. A próxima reunião do grupo, que será presencial, está marcada para 22 a 24 de setembro deste ano.