A programação do Congresso Missionário do Regional Leste 1 da CNBB, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro de 2022, proporcionou aos congressistas uma imersão no tema proposto para a reflexão: ‘Anunciamos aquele que comungamos na Eucaristia e na Palavra’ e no lema ‘Sereis minhas testemunhas até os confins da terra’ (Atos 1,8). Realizado na cidade sede da Diocese de Nova Friburgo, o evento contou com a participação de aproximadamente 140 congressistas representando todas as (arqui) dioceses do Estado do Rio de Janeiro.
Foram dias iluminados pelas conferências do Pe. Daniel Rochetti, SAC, Palotino e Missiólogo, Assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Conselheiro Geral dos Missionários Palotinos.
Padre Daniel iniciou a primeira conferência na sexta-feira (14/10), unindo as temáticas da Missão e da Sinodalidade, trazendo à baila uma reflexão acerca da importância da sinodalidade. “Muitos pensam que a sinodalidade seja uma “ideia fixa” do Papa. Na verdade, é um resgate histórico já que a sinodalidade era a forma e o estilo da Igreja Primitiva. Foi o Vaticano II, com o movimento de “retorno às fontes”, que quis resgatar aquele modelo de Igreja, sem renunciar a nenhuma das grandes aquisições da Igreja no segundo milênio.” (Cardeal Mario Grech, Secretário do Sínodo 2021-2023, em entrevista a Andrea Tornielli (Vatican News).
Falando a respeito do Documento Preparatório para este Sínodo, o conferencista recordou aos participantes que o Papa Francisco convida a Igreja à interrogar-se sobre o tema decisivo para a sua vida e a missão, e acrescentou: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro Milênio”.
Baixe o PDF da Carta Compromisso do Congresso Missionário Regional do Leste 1
