Encontro de Delegados e Delegadas para o 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s

Amados irmãos e irmãs das comunidades de Mato Grosso, do Brasil, do Mundo,

Nós, delegados e delegadas do Regional Oeste 2 para  o 12º Intereclesial das CEB’s e animadores da caminhada, estivemos  reunidos entre os dias 24 a 26 de abril em Primavera do Leste, no embalo das comunidades e na alegria do Espírito que dinamiza a caminhada.

Fazemos chegar a vocês um pouco da vivência do nosso Encontro. Com o tema: CEB’s, Ecologia e Missão e o lema: Do ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia, partilhamos as mais diferentes e ricas experiências trazidas pelos companheiros e companheiras em forma de clamor do povo e da natureza que está sendo destruída pelo sistema capitalista. Nossa missão desde sempre é de cuidar do Universo. Essa é a missão que Deus nos confiou. Observarmos, entretanto que a lógica que motiva os interesses sobre a Amazônia é a lógica econômica. Muitos são os sinais de morte em nosso meio, “bombardeios” de agrotóxicos são despejados sobre grandes monoculturas que estão substituindo nossos Biomas. Nossas comunidades devem ter a coragem profética de denunciar esses sinais que são atentados contra a construção do Reino de Deus aqui na Terra.

Em meio a tantos desafios e em defesa da vida reafirmamos que nossas comunidades devem fortalecer nossa Missão permanente com o pé no chão, olhando a realidade do povo e do ambiente e manter o Espírito missionário, acolhedor e ecumênico tendo a consciência que nos relacionamos com o planeta, somos interdependentes, somos socioambientais.

Grande foi o clamor vindo de nossas comunidades que se transformaram em Gritos do nosso regional: O grito contra o agronegócio, o grito pela demarcação das terras indígenas, o grito da luta pela democratização do acesso à terra, o grito pela ética na política, o grito contra exploração sexual da criança e adolescente, o grito por políticas públicas sociais, o grito pela falta de apoio à agricultura familiar, o grito contra o trabalho escravo, o grito da falta de alimento na mesa das famílias, o grito por educação libertadora, o grito por um Zoneamento Sócio Econômico Ecológico que realmente contemple a necessidade do povo. Grande também foi o grito de muitas comunidades que estão vendo sua experiência e vivência de caminhada das CEB’s serem sufocadas no seu jeito de ser.

Ficou fortemente marcado que apesar de tantos gritos, sociais e religiosos, as CEB’s insistem sempre em começar de novo e mostrar resistência. As experiências positivas apresentadas reanimam e fortalecem nossa caminhada. As CEB’s continuam presentes na conquista de sindicatos, estão fortalecendo grupos de cidadania, as relações de nossos grupos e pastorais se fortalecem, as CEB’s estão contribuindo para uma política participativa e coletiva a partir do compromisso cristão e da vivência das comunidades. Continuamos a nos fazer presentes nas associações, grupos populares e iniciativas que promovem a vida em abundância.

No Espírito do Ressuscitado conclamamos as comunidades para o grande mutirão de construção do Reino que neste momento em especial se apresenta no desafio da consolidação do Zoneamento participativo, no fortalecimento do diálogo inter-religioso, ecumênico e na resistência da experiência das primeiras comunidades fazendo nosso clamor chegar aos nossos pastores para que sejamos ouvidos, motivados pelo Documento de Aparecida que orienta toda igreja a viver em rede de comunidades

Que o Deus Pai e Mãe de todos nós, seja força na caminhada.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia.

Primavera do Leste, 26 de Abril de 2009.

Tags: