Encontro em Aparecida sobre Assessoria de Imprensa

Jornalistas das (arqui) dioceses e Pastorais do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) se encontraram no último sábado, 5,  no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), para participar do 1º Encontro de Assessores de Imprensa.

Durante o encontro foram discutidos alguns temas como “O papel da Assessoria de Imprensa nas dioceses”; “Rádio Web – alternativa para quem não tem meios de comunicação nas dioceses”; “A estrutura de imprensa do Santuário Nacional e o uso das ferramentas de Comunicação”.

O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, participou da abertura juntamente com dom Vilson Dias de Oliveira, bispo da diocese de Limeira (SP) e responsável pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 e a irma Maria Alba Vega, jornalista e assessora de comunicação do Regional.

Dom Damasceno destacou a importância do evento realizado nas dependências do Seminário Bom Jesus. O arcebispo ressaltou ainda a história deste prédio, considerado um dos mais belos projetos arquitetônicos do século 19 do Vale do Paraíba, que já hospedou a primeira santa brasileira, Me. Paulina e dois papas João Paulo II na década de 80 e Bento XVI em 2007.

A jornalista e assessora de imprensa da diocese de São José dos Campos, Ana Lúcia Zombardi, falou do papel da assessoria de imprensa na diocese. Ana Lúcia apresentou sua experiência de como a diocese faz seu contato com os grandes meios. É fundamental que cada diocese crie sua assessoria de comunicação, pois o trabalho do assessor facilita a imagem da Igreja diante da opinião pública, assegura Ana Lúcia. A assessora ainda apresentou rapidamente duas grandes iniciativas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fruto do terceiro encontro nacional de assessoria de imprensa, são eles a criação da Rede virtual exclusiva para os jornalistas da CNBB e a criação de um Manual para jornalistas.

O presidente do Regional Sul 1, dom Nelson Westrupp, esteve presente com uma mensagem, lida durante o encontro: “Gostaria de expressar meu apoio e incentivo a este trabalho, mais do que nunca, necessário e urgente na Igreja. Os desafios no campo da comunicação são enormes, mas a graça de Deus nos sustenta e o Espírito do Senhor nos ilumina”, disse dom Nelson.

No final, os participantes aprovaram que a coordenação de continuidade a este encontro no próximo ano.

Tags: