O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, dom Jayme Henrique Chemello, preside, hoje, a missa do Encontro Regional sobre a Amazônia que o
Conselho Episcopal Latino-americano realiza em Manaus (AM). A celebração será na paróquia São Francisco, no bairro de mesmo nome, às 18:30h (horário local), e tem como motivação a festa de São Francisco de Assis, cuja dia a Igreja comemora amanhã.
No encontro, que começou dia 1º e reúne 30 bispos, 16 padres, 4 religiosas e 16 leigos de 14 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, França, Honduras, México, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela), os participantes debatem a realidade política, econômica, social, cultural e religiosa da Amazônia Continental. O objetivo dos organizadores é definir metas de ação comuns para a América Latina em relação à Amazônia.
Na tarde deste sábado, os participantes foram divididos em grupos para elaborar as propostas que serão apresentadas e votadas amanhã pela manhã, após a missa que começa às 7h (horário local).
Esta é a terceira vez que o encontro acontece em Manaus. O último foi no ano de 2004. É organizado por três departamentos do Celam: Comunhão e Diálogo; Missão e Espiritualidade; Justiça e Caridade. Congrega os bispos da Amazônia e os responsáveis pelas pastorais sociais e pelas Caritas da América Latina, além de leigos comprometidos com a problemática da Amazônia. Do Brasil, estão presentes 18 bispos.
