A capital baiana, Salvador, vai sediar nesse final de semana a 5ª Convenção Nacional do Encontro Matrimonial Mundial. Serão cerca de 450 casais e 25 sacerdotes vindos de todo o Brasil para refletir sobre a contribuição da família no mundo contemporâneo. A atividade, que acontece nos dias 12 e 13, no Centro de Convenções da Bahia, é também uma oportunidade para celebrar os 35 anos do Encontro Matrimonial Mundial no Brasil. Esta é a 1ª vez que o evento acontece na região nordeste.
Com o tema: “Ide e transformai o mundo com o vosso amor”, o evento contará com palestras, partilhas, orações e momentos de descontração. O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger preside a missa de encerramento no dia 13. A convenção ocorre a cada cinco anos.
O Encontro
Ligado à Pastoral Familiar, o Encontro Matrimonial Mundial (EMM) é um movimento da Igreja Católica. A partir de uma experiência chamada Fim de Semana (FDS), objetiva fortalecer o relacionamento do casal e de sacerdotes e religiosos com sua comunidade, dando ênfase ao valor do diálogo e do compartilhar de sentimentos.
Criado na Espanha, na década de 50, pelo Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. O EMM surgiu no Brasil em 1976, com o nome de Encontro do Diálogo. Em 2003, retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial, como prova de unidade com a família em todo mundo.