Encontro Nacional de Atualização para Diretores Espirituais reúne mais de cem padres no Mosteiro de Itaici, em São Paulo

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) promoveu o Encontro Nacional de Atualização para Diretores Espirituais de 27 a 30 de março, no Mosteiro de Itaici, em São Paulo, com o tema central “Espiritualidade: um caminho privilegiado para o crescimento integral da pessoa”.

A iniciativa aconteceu de forma presencial, depois de três anos, reunindo mais de cem padres de todo o Brasil. Assessorado pelo bispo auxiliar de São Paulo, dom Cícero Alves de França, participaram diretores espirituais que são formadores nos seminários; reitores e também psicólogos.

O presidente da Osib, padre Vagner João Pacheco de Moraes, salientou que o que marcou o encontro foi a necessidade de trabalhar com os formandos a integralidade da pessoa:

“Nós sabemos que o ser humano é formado de corpo, alma e espírito, então nós precisamos na verdade trabalhar essa integralidade. O padre é um ser que tem que ser integral, tem que trabalhar a dimensão espiritual em comunhão com a dimensão humano-afetiva, junto com as dimensões pastoral, intelectual e missionária. Tudo isso é o presbítero no dia de hoje”.

Outro grande marco e motivação do encontro, segundo o padre Vagner, está no contexto do Ano Vocacional que tem como temática – Vocação: Graça e Missão.

“Sabemos que é uma graça ser escolhido para o ministério presbiteral e bem sabemos também, como o diz o texto-base desse 3º Ano Vocacional, que não basta só trabalhar a graça das vocações, não bastar só pedir vocações, é preciso acompanhar essas vocações, é preciso formá-las, ajudá-las a potencializar o dom, a graça que Deus concedeu para que estejam aptas à missão”, salienta o padre Vagner.

Experiência 

Padre Ademilson Tadeu Quirino, diretor espiritual do seminário Nossa Senhora do Rosário, da diocese de Caratinga, em Minas Gerais, participou do encontro e destacou que foi um tempo de muito aprendizado e de convivência amistosa com diretores espirituais do Brasil todo.

Vejo que a grande contribuição desse encontro foi o de ver a importância da direção espiritual nos seminários para os seminaristas. Um outro destaque foi ver a dimensão espiritual no processo formativo dos candidatos aos ministério ordenados, que é um processo de acompanhamento integral da pessoa e que envolve a sua individualidade”, disse.

Outro ponto de destaque, segundo o padre Ademilson, é ver na dimensão espiritual e no acompanhamento espiritual do jovem um processo integrador da pessoa que vá correspondendo às exigências do mundo contemporâneo. “Também o de ajudar o jovem a fazer o seu processo de vida pessoal, destacando aqueles elementos que ele sente necessidade de mudança”.

Tags: