Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais debate os desafios da evangelização

Cerca de 80 participantes entre diáconos e esposas, bispos, presbíteros e religiosas estiveram reunidos na Casa de Retiro “Monte Alverne”, em São Leopoldo (RS), para o XIII Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais da Comissão Nacional dos Diáconos (CNB), que teve como tema “Diáconos e os desafios da Nova Evangelização” e lema “Vóis sois a luz do mundo” (Mt 5,14).

O encontro teve início no dia 02 de setembro, com celebração presidida pelo arcebispo de Porto Velho (RO) e bispo referencial da CND, dom Esmeraldo Barreto de Farias, que falou sobre a prática diaconal.

O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, também esteve presente no evento. Na oportunidade, abordou a formação diaconal à luz da encíclica “A Alegria do Evangelho” do papa Francisco. A preocupação maior não deve estar somente com a formação inicial, mas com uma formação permanente”, disse o arcebispo aos participantes.

Por sua vez, o bispo da diocese de Rio Grande (RS), dom José Mário Stroeher, tratou da restauração do diaconado permanente durante o Concílio Vaticano II.

Além de palestras, houve durante o encontro partilha de experiências das escolas diaconais. Foram apontados como desafios o comportamento ético, com testemunho na família, na Igreja e na sociedade.

O tema do encontro foi assessorado pelo coordenador da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (Enap) da CND, diácono José Gomes Batista. Para ele, “há diferentes cenários sociais e culturais que influenciam a vida na família e a nova evangelização propõe entender o outro”.

O encontro foi coordenado pelo presidente da CNB, diácono Zeno Konzen. O evento contou com a presença do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, padre Deusmar Jesus da Silva; e da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, irmã Dirce Gomes.

Ao final do encontro, os participantes aprovaram um documento final que será entregue ao presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Pedro Brito Guimarães.

Com informações da CND 

 

Tags: