Dando continuidade ao diálogo e proporcionando espaço para troca de experiências entre conselheiros que atuam a partir da motivação da fé em Conselhos Nacionais de Políticas Públicas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão para a Ação Sociotransformadora promoveu o 4º Encontro Nacional de Conselheiros de Políticas Públicas. Desta vez, a iniciativa foi realizada no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF).

Fruto da Campanha da Fraternidade de 2019, cuja temática à época era Fraternidade e Políticas Públicas, o encontro nasceu com a perspectiva de reunir os representantes dos Conselhos de Políticas Públicas para que pudessem aprofundar o seu papel à luz da Doutrina Social da Igreja.
Nele, os participantes têm a oportunidade de conhecer melhor o contexto social, político, econômico atual, identificando limites, avanços e desafios, projetando mútua cooperação e dando maior eficiência ao exercício de representação nos próprios Conselhos.
Nesta ocasião, os participantes (em torno de 17) tiveram a oportunidade de formar grupos para discutir um artigo sobre os “Novos Paradigmas na Doutrina Social da Igreja e o Brasil Hoje”. Daniel Seidel, representante da CNBB no Conselho Nacional de Economia Solidária, disse que o Brasil vive um momento crítico para as Políticas Públicas e, de acordo com ele, a Igreja vivencia um processo de abertura e de incentivo para que os cristãos leigos ocupem espaços. “Esse tipo de Encontro faz com que nós tenhamos essas preocupações de termos a população mais presente pautando a agenda de construção dessas Políticas Públicas”, garante.

O mote central deste encontro também girou em torno da temática “Criminalização das entidades e lideranças que atuam na Defesa dos Direitos Humanos e Ambientais”. “No encontro de hoje nós temos como foco diante das dificuldades que temos enfrentado todo esse processo de criminalização”, afirmou Daniel.
A ideia, ainda de acordo com ele, é que o encontro sirva de motivação para os regionais e dioceses da CNBB. “De forma que esses cristãos que participam desses espaços se sintam reconhecidos, fortalecidos e com lugares para refletir sobre sua prática”, finalizou.
Amanhã, no dia 12, dando sequência às atividades haverá a realização da Capacitação para Conselheiros e Conselheiras de Políticas Públicas” – Conselhos Paritários. A iniciativa se desdobrará em duas etapas sendo a 1ª turma, de 12 a 14 de fevereiro e a 2ª turma de 1º a 3 de abril. Entre os temas a serem abordados estão os desafios da esfera pública para o cristão/ã conselheiro/a de direito, crise de sistema representativo e o fortalecimento da democracia representativa, mecanismo de democracia participativa e ciclo das políticas públicas.
