Uma expressão do diálogo católico-pentecostal no Brasil:
Em maio de 2008, vinte e uma Confissões cristãs se encontraram – entre católicos, evangélicos e pentecostais – no 1º Encontro de Irmãos Evangélicos e Católicos de Lavrinhas, SP. Na ocasião, houve grande apoio da CRECES (Comunhão Renovada de Evangélicos e Católicos no Espírito Santo), com representantes da Argentina, Chile, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Daquele primeiro encontro brasileiro surgiu um Grupo de Animadores (14 representantes) e uma Equipe de Serviço (4 representantes, mais assessoria) com presença católica e evangélica paritária.
Santidade e unidade
De 26 a 27 de agosto (2008), a Equipe de Serviço se reunião em oração e diálogo, para dar continuidade ao Encontro de Lavrinhas, atendendo ao desejo manifesto pelos demais participantes naquela ocasião. Durante a reunião, discernimos que a santidade e a unidade caminhavam juntas, como toques do mesmo passo no nosso seguimento de Jesus Cristo. Assim surgiu a sigla ENCRISTUS – Encontro de Cristãos na Busca de Unidade e Santidade. A própria sigla traduz a visão comum de que todos convergimos em Cristo, quando buscamos a santidade e a unidade sob a guia do Espírito Santo.
Objetivo
O ENCRISTUS anima o encontro fraterno de evangélicos, católicos e pentecostais, que buscam juntos a santidade e a unidade. Este encontro tem um sentido fortemente discipular, espiritual, batismal e bíblico. Não se trata de uma “comissão” interconfessional, nem de uma instância representativa dos dirigentes das Igrejas participantes, embora algumas se fazem representar por presidentes, bispos ou delegados oficiais. Trata-se, sobretudo, de um encontro de irmãos e irmãs que discerniram seu chamado à santidade pelo único Senhor Jesus Cristo – de cujo Corpo todos participam, como membros vivos, pelo Santo Batismo.
Uma graça para nosso tempo
O ENCRISTUS se aproxima do movimento internacional de diálogo católico-pentecostal – ao lado da Comunità di Gesù (Itália), da Comunidade Arca (Inglaterra) e da Comunión Renovada de Evangélicos y Católicos en el Espíritu Santo (Argentina e Chile) – e procura estruturar-se de modo funcional e criativo como iniciativa de cristãos do Brasil. Contudo, nenhum participante, por si ou em grupo, planejou antecipadamente os princípios, a metodologia e o percurso dos encontros. Na verdade, todos são unânimes no sentimento e na convicção de que se trata de uma iniciativa de Deus, cujo Espírito Santo nos selou com o amor redentor do Filho, do qual nos declaramos discípulos e discípulas.
Características do ENCRISTUS
Cristocêntrico – como diz a própria sigla “Encristus”, pois vivenciamos um movimento de busca aa santidade e unidade em Cristo, fundamento da Igreja (cf. 1Cor 3,11). Somos cientes de que a unidade do Corpo de Cristo é um dom do Espírito para a Igreja-Esposa, no vínculo da Nova Aliança. Nenhuma de nossas Comunidades pretende confundir-se ou absorver-se reciprocamente, mas convergir em Cristo Senhor, partilhando como irmãos o discipulado do Evangelho. Tendo presente que a desunião dos cristãos comporta feridas históricas, entendemos que a cura dessas mesmas feridas se encontra em Cristo, sob a Unção do Paráclito. Buscamos santidade e, nela, a unidade, visto que – na medida em que vivemos a santidade batismal, conformando nossa vida à vida de Cristo – nos surpreendemos pela a presença de outros irmãos e irmãs que vão na mesma direção, atraídos pelo mesmo chamado, embora partam de denominações cristãs diferentes. Foi no caminho para Cristo que nos encontramos mais próximos e compreendemos que nossa unidade era vontade e dom do Senhor, para curar espiritualmente as feridas de seu Corpo, a Igreja.
Fraterno – Os participantes do ENCRISTUS se reconhecem como irmãos e discípulos do mesmo Senhor (cf Jo 13,35). Nossos encontros são marcados pela escuta do Evangelho, valorização do que a graça divina tem feito em cada pessoa, adoração e testemunho comum. Há representantes de Comunidades e Ministérios tradicionais e outros, de Comunidades e Ministérios mais recentes. Há dirigentes de Igrejas (presidentes, bispos, moderadores) e há obreiros (pregadores leigos, colaboradores pastorais, animadores de grupos de oração). Todos procuram acentuar a fraternidade batismal e discipular, mais do que os títulos e encargos – sem menosprezar a função de cada qual na sua Igreja, edificada pelo ministério pastoral.
Bíblico – Nenhum participante tem autoridade para convocar o ENCRISTUS com voz própria. Antes, todos nos sentimos convocados pela Palavra de Deus (cf. Jo 15,16-17). Pois a Palavra exorta os cristãos à reconciliação e à comunhão plena entre si, enquanto discípulos de Jesus (cf. Jo 17,21-23; 1Cor 3,3-11; 2Cor 5,18; Ef 4,1-6; At 2,42-47). Quando nos perguntam “como” ou “porquê” nos encontramos, respondemos com estas palavras bíblicas. Diante da Palavra de Deus, não admitimos nenhuma outra voz capaz de cancelar o chamado de Jesus para seus discípulos: “Que todos sejam um, para que o mundo creia” (Jo 17,21-23). Entendemos que o ENCRISTUS acontece quando obedecemos a esta palavra bíblica.
Batismal – Nós concordamos fundamentalmente que o Batismo é um sacramento e ordenança do próprio Senhor, celebrado com água, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (cf. Mt 28,19). Sabemos que nossas Comunidades necessitam reconhecer mutuamente o Batismo, como já acontece, felizmente, entre grande parte das Igrejas Cristãs (cf. Ef 4,5). Contudo, nos alegra reconhecer que todos se dispõem ver, um no outro, sinais da graça batismal, sempre fecunda. Reconhecemos mutuamente nosso pecado e a necessidade da graça justificante recebida no Batismo. Reconhecemos também que o Batismo abriu a todos nós as portas de uma vida nova em fé, esperança e caridade (cf. 1Cor 13,13). Reconhecemos, ainda, que nosso Batismo tem sido corroborado pelo derramamento do Espírito Santo sobre católicos e evangélicos indistintamente, com a efusão de dons e carismas.
Espiritual – O ENCRISTUS é um caminho que trilhamos juntos, no Espírito de Cristo (cf. 1Cor 12,4). Somos cientes dos séculos de distância e ignorância que nos afastaram historicamente. Somente por graça é que podemos acolher o dom da unidade, que cresce junto com nossa busca comum de santidade (cf. Ef 4,4). O mesmo Espírito Santo nos ungiu e nos congregou no único Senhor Jesus, antecipando na oração e na amizade aquela unidade plena que esperamos viver um dia, no nível mais amplo de nossas Igrejas, Comunidades e Ministérios. Ninguém, por si só, está capacitado para prosseguir no caminho da santidade e da unidade, se não for guiado pelo Paráclito (cf. 1Cor 12,13). Valorizamos todos os sinais e manifestações do Espírito Santo entre nós – os quais buscamos discernir à luz das Escrituras.
Eclesial – O ENCRISTUS é eclesial no sentido de que todos nos reconhecemos membros do Corpo de Cristo, remidos na sua Morte e Ressurreição e vinculados mutuamente pelo Espírito Santo, pelo Batismo e pelo discipulado cotidiano (cf. Rm 12). Além disso, entendemos que a Igreja de Cristo quer crescer em nossas Comunidades, como ramos daquela Videira que o Senhor plantou pela Palavra, pela Justificação e pela ação renovadora do Espírito Consolador – que é Espírito de unidade na pluralidade (cf. Jo 15,5-9; Gl 3,27-28; Ef 4,4). O ENCRISTUS não é “eclesiástico” (sentido institucional), mas “eclesial” (sentido discipular): todos os seus participantes, cada qual a seu modo, estão vinculados a Igrejas e Comunidades organizadas, onde partilham sua fé de modo alegre, comprometido, fraterno e ministerial, confessando Jesus Cristo conforme a fé trinitária apostólica.
Participações
Movimentos e “novas comunidades” católicas:
- Comunidade Adorai (Varginha, MG).
- Comunidade Aliança de Misericórdia (Rio de Janeiro, RJ).
- Comunidade Bom Pastor (Rio de Janeiro, RJ).
- Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista, SP).
- Comunidade Coração Novo (Rio de Janeiro, RJ).
- Comunità di Gesù (Bari, Itália).
- CRECES Argentina (Buenos Aires, Argentina).
- Movimento dos Focolari (Mariápolis, SP).
- Mutirão Internacional “Restaura-me” MIR (São Paulo, SP).
- Rinnovamento Carismatico Cattolico (Itália).
- Renovação Carismática Católica (Brasil).
- The Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships.
Ministérios e “novas comunidades” evangélicas:
- Aliança Missionária de Discípulos (Rio de Janeiro, RJ).
- Comunidade Atos (Rio de Janeiro, RJ).
- Comunidade Carisma (Osasco, SP).
- Comunidade “Inseridos em Cristo” (Brasil).
- Comunidade “Comunicação & Missão Cristã” (Bauru, SP).
- Comunidade Cristã Missionária (Jundiaí, SP).
- Kingdom Builders Global (California, USA).
- Ministério com Pastores (Brasil).
- Projeto Pastores de Misericórdia (católicos e evangélicos, São Paulo, SP).
- The Ark Community (England, UK).Confissões cristãs com representantes fraternos:
- Iglesia Pentecostal “Comunidad Cristiana” (Chile e Argentina).
- Igreja Batista (Brasil).
- Igreja Católica (Brasil).
- Igreja Luterana (Brasil).
- Igreja do Evangelho Quadrangular (Caçapava, SP).
- Igreja Evangélica Amor e Vida (Rio de Janeiro, RJ).
- Igreja Evangélica Anglicana (Evangelical Episcopal Church, UK).
- Igreja Evangélica Menonita (Valinhos, SP).
- Igreja de Jesus (Salvador, BA).
- Igreja Pentecostal Assembléia de Deus – Madureira (Rio de Janeiro, RJ).
- Igreja Pentecostal Assembléia de Deus – Missão (Pindamonhangaba, SP).
- Igreja Presbiteriana Unida IPU (Rio de Janeiro, RJ).
- Igreja Missão Apostólica (Taubaté, SP).
Outras representações:
- Dom Benedito Beni dos Santos – Bispo diocesano de Lorena SP e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé, CNBB (Brasília).
- Dom José A. Moura – Arcebispo de Montes Claros MG e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, CNBB (Brasília).
- Most Rev. Bishop Alan Fonseca – The Non-Denominational Church (California, USA) e participante do diálogo católico-pentecostal nos Estados Unidos.
- Pastor Abílio Pinheiro Chagas – Comunidade “Comunicação & Missão” (Brasil).
- Pastor Anésio Rodrigues – Comunidade Carisma (Brasil).
- Pe. Antonello Cadeddu – Projeto “Pastores de Misericórdia” (Brasil).
- Srª Ângela De Bellis – Comunità di Gesù (Brasil e Itália).
- Srª Carina Crupi Scafuro – Coordinación CRECES Buenos Aires (Argentina).
- Pe. Carlo Colonna SJ – Rinnovamento Carismatico Cattolico (Italia).
- Pastor Cristián Romo Jiménez – Comunidad Cristiana (Chile).
- Pastora Diva Chagas – Igreja do Evangelho Quadrangular (Brasil).
- Srª Doris H. de Carvalho – Fundadora da Comunidade Bom Pastor (Brasil).
- Pe. Gabriele Cipriani – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Brasil).
- Srª Iete Aleixo – Secretária geral da Comunidade Bom Pastor (Brasil).
- Sr. Izaías de S. Carneiro – Fundador da Comunidade Coração Novo (Brasil).
- Pastor Jamê Nobre – Comunidade Cristã Missionária (Brasil).
- Pastor Jorge Himitian – Comunidad Cristiana e CRECES (Argentina).
- Bispo José Adimar Lopes – Igreja Metodista Wesleyana (Brasil).
- Pe. José Carlos Stoffel CPM – Comissão de Diálogo Regional Sul 1 CNBB
- Sr. Matteo Calisi – Fundador da Comunità di Gesù (Itália), Presidente da “The Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships”.
- Sr. Pino Scafuro – Coordinación CRECES Buenos Aires (Argentina).
- Pastor Reinaldo Bergamini – Presidência da Igreja Pentecostal Livre (Brasil).
- Sr. Reinaldo Beserra dos Reis – Coordenação Estadual RCC-SP (Brasil).
- Pastor Sebastião Bertolino – Igreja Pentecostal Assembléia de Deus (Brasil).
- Pastor Sérgio Franco – Aliança Missionária de Discípulos (Brasil).
- Bispo Welly Ferreira Sierra – Presidência da Igreja do Evangelho Pleno (Brasil).
Delegados e assessores episcopais:
- Rev. Anthony Palmer – Advisor for ecumenical dialogue at the Communion of Evangelical Episcopal Churches CEEC (tradição anglicana).
- Sr. Émerson R. Reis – Assessor do Bispo Manoel Ferreira, Presidente da Igreja Pentecostal Assembléia de Deus – Madureira (Rio de Janeiro RJ e Brasília DF).
- Pbro. Fernando Giannetti – Secretário executivo para ecumenismo e diálogo interconfessional da Conferência Episcopal Argentina CEA (Igreja Católica).
- Pe. Hélio Pacheco – Delegado de Dom Eusébio O. Scheid SCJ, cardeal arcebispo da Arquidiocese de S. Sebastião do Rio de Janeiro, RJ (Igreja Católica).
- Dr. Pe. Marcial Maçaneiro SCJ – Assessor para o diálogo ecumênico e inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB (Igreja Católica).
Grupo de Animadores
Membros evangélicos:
- Pastor Abílio Pinheiro Chagas – Comunidade Comunicação & Missão (Bauru SP)
- Pastor Anésio Rodrigues – Comunidade Carisma (Osasco, SP)
- Pastora Diva Chagas Silva – Igreja do Evangelho Quadrangular (Caçapava, SP)
- Pastor Humberto Moreira Alcântara – Igreja Batista (Taubaté, SP)
- Pastor Jamê Nobre – Comunidade Cristã Missionária (Jundiaí, SP)
- Pastor Sérgio Franco – Aliança Missionária de Discípulos (Rio de Janeiro, RJ)
- Pastor Vinci do Rego Barros – Igreja Pentecostal (Vitória, ES)
Membros católicos:
- Srª Ângela De Bellis – Comunità di Gesù (Rio de Janeiro, RJ)
- Sr. Reinaldo Beserra dos Reis – Renovação Carismática Católica (S. Paulo, SP)
- Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ – Assessor da CNBB (Taubaté, SP)
- Pe. Hélio Pacheco – Comissão de Diálogo da Arquidiocese do Rio de Janeiro RJ
- Srª Iete Aleixo – Comunidade Bom Pastor (Rio de Janeiro, RJ)
- Sr. Izaías de Souza Carneiro – Comunidade Coração Novo (Rio de Janeiro, RJ)
- Sr. Tácito José – Renovação Carismática Católica (Pouso Alegre, MG)
Equipe de Serviço:
- Pastor Sérgio Franco – Aliança Missionária de Discípulos (Rio de Janeiro).
- Pastor Jamê Nobre – Comunidade Cristã Missionária (Jundiaí).
- Sr. Reinaldo B. dos Reis – Renovação Carismática Católica (S. Paulo).
- Pe. Marcial Maçaneiro scj – Assessor da CNBB (Brasília).
Assessoras:
- Sra. Iete Aleixo – Comunidade Bom Pastor (Rio de Janeiro).
- Sra. Ângela De Bellis – Comunità di Gesú (Rio de Janeiro; Bari).