Ao me chamar a ser bispo na sua Igreja, para iluminar a missão que Deus me confiou, escolhi o lema “Enviado para Evangelizar”. Jesus escolheu e enviou os apóstolos para levar a Boa Nova do Reino a todos os povos.
Aqui estou como vosso bispo, escolhido e ungido por Deus, e nomeado pelo Santo Padre como Sucessor dos Apóstolos, para ser, junto com vocês, um evangelizador.
Tenham a certeza de que venho com alegria, confiança, amor e muita coragem para confirmar a missão dos meus antecessores (Dom Alberto e Dom Sinésio), formando um povo perfeito e construindo a unidade de todos, para que o Evangelho seja anunciado e testemunhado nestas terras da Diocese de Santa Cruz do Sul.
A força e a eficácia de nossa missão evangelizadora está no seguimento fiel a Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, que não veio para ser servido, mas para servir. Centrou sua missão evangelizadora no amor e na promoção da vida: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10).
Quero, com a graça de Deus, a luz do Espírito Santo e a vossa colaboração, ser um bispo acolhedor, servidor e animador.
Como bispo, quero oferecer generosamente minha vida, minhas forças e meus dons com entusiasmo e alegria a favor do povo.
Sei há muito tempo, desde a minha ordenação sacerdotal, que não me pertenço mais, mas que sou da Igreja e onde a Igreja precisar de mim devo ir. Por isto estou aqui e sou feliz em pertencer e servir a esta Igreja.
Venho com muita caridade e disposição assumir esta missão evangelizadora junto com vocês. Tenho consciência que serei mais um a somar no processo da evangelização, porque o que vale não é o que eu sou, mas o que somos nós.
Que São João Batista, nosso padroeiro, e Maria Santíssima nossa Mãe, nos acompanhem nesta missão evangelizadora.
Sobre nossa missão e sobre todos os irmãos e irmãs invocamos a bênção de Deus.