Enviados e iluminados pelo Espírito Santo 

Dom Severino Clasen
Arcebispo de Maringá (PR)

 

 

Deus enviou Jesus Cristo ao mundo para revelar o seu plano salvífico, anunciando o Reino dos Céus. Destino de todo o gênero humano é a felicidade eterna. Pela graça do batismo somos incorporados na vida de Jesus que tem uma missão específica, viver de tal modo que os sinais do Reino de Deus sejam evidentes. A Sagrada Escritura revela que Deus envia: “Quem vos recebe, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Mt 10,40). É tarefa da Igreja preparar discípulos missionários do Senhor. A consciência cristã mobiliza os batizados para a ação específica, revelar o plano de amor do Pai.  

No mês de outubro, somos chamados a fortalecer a nossa ação evangelizadora na construção da comunidade missionária, seguidora do Cristo da Cruz que revela o seu amor incondicional por toda a humanidade. Atitude de extrema sensibilidade, entrega total, obediência sublime, desprendimento sem medida. “Amou-os até o extremo” (Jo 13,1). 

Crescem novos povoados ao redor de nossas cidades e ainda não chegamos lá. O desafio é muito grande para saímos das nossas acomodações, das quatro paredes, abrir os olhos, formar comunidades discípulas do Senhor ao redor de nossas cidades. É preciso voltar a incentivar as pequenas comunidades, os grupos de reflexão, as CEBs, introduzir a diaconia, os diáconos permanentes para animar os cristãos e revelar a misericórdia do Pai nas comunidades periféricas da sociedade. 

Que neste mês missionário, aprendamos a abrir os olhos e sensibilizar o coração para perceber que o amor de Jesus exige entrega, dedicação, gratuidade, presença, serviço aos irmãos que ainda não receberam a graça do batismo.  

Que Maria Santíssima, a mãe dos missionários, seja a fonte encorajadora para recebermos o Espírito Santo que nos envia a Jesus. Ele, a chama do amor de Deus, entusiasme as nossas lideranças, os batizados, a serem seguidores de Jesus, o Filho amado do Pai. A inspiração do Espírito Santificador nos envia para executar o plano salvífico do Pai, revelado pelo Seu Filho Jesus, nascido da Virgem Maria. Somos herdeiros, batizados, enviados para a missão do Pai.  

Que desça sobre nós a chama abrasadora do Espírito Santo que nos envia para anunciar o Reino da felicidade. 

 

 

Tags:

leia também