A gripe suína não é uma preocupação para os organizadores do 12º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O encontro começa amanhã, em Porto Velho (RO), e deve reunir mais de 3 mil pessoas vindas de todo o Brasil e da América Latina.
Em Rondônia não houve registro de nenhum caso da doença e o Estado tem tomado todos os cuidados para garantir a segurança dos participantes do encontro. “Estamos preparados para qualquer incidente, mas não tememos a transmissão do vírus da gripe tipo A, pois se algum participante apresentar qualquer sintoma vai ser atendido prontamente e não há motivos para temer a doença”, comentou Maria José, da equipe de saúde do Intereclesial.
Além da equipe de voluntários do Intereclesial, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho e da Vigilância Sanitária do Estado de Rondônia. “Durante o evento teremos a distribuição de cartilhas do Ministério da Saúde sobre orientações para evitar o contágio e ainda contaremos com postos de saúde, ambulâncias e profissionais que estarão à disposição para qualquer emergência”, acrescentou Maria José.
Nos postos de saúde do Município todos os participantes do Intereclesial terão prioridade no atendimento. Além disso, nos momentos de grande concentração, as ambulâncias do Samu e o Corpo de Bombeiros estarão de plantão. “Não teremos problemas com a gripe suína, mas qualquer ocorrência nesta área será muito bem tratada”, completou Maria José.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do encontro
