Dom Jailton Oliveira Lino
Bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA)
Amados irmãos e irmãs,
Entramos no tempo do Advento, um período especial que nos convida à reflexão, à preparação espiritual e à vivência da esperança cristã. É o tempo de nos voltarmos para o essencial, de nos prepararmos para a celebração do Natal, que não é outra coisa senão o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.
Há mais de dois mil anos, neste mesmo período, Maria, a mãe de Jesus, vivia o desafio de uma gravidez especial, gestando o Filho de Deus. Ao lado de José, enfrentou dificuldades e incertezas, mas com uma fé inabalável. Ambos abraçaram com coragem a vontade divina, mesmo quando não foram compreendidos pela sociedade de sua época.
Imaginemos aquele cenário: Maria e José batendo de porta em porta em busca de abrigo, recebendo negativas de um mundo que os ignorava. Sem espaço entre os homens, o Filho de Deus nasceu em um humilde presépio, cercado pela simplicidade da natureza e acolhido por aqueles que, embora simples, estavam atentos aos sinais de Deus.
Hoje, pergunto a cada um de vocês: estamos preparados para receber Jesus neste Natal? Ou será que estamos distraídos pelo barulho das promoções, pela música incessante das festas e pelos apelos do entretenimento?
Natal não é sobre consumismo, nem sobre ostentação. É sobre o Cristo que veio ao mundo para nos salvar, que se fez carne e habitou entre nós. O tempo do Advento é a oportunidade que temos de nos preparar com pensamentos, sentimentos e atitudes verdadeiramente cristãs.
Advento, do latim adventus, significa “vinda” ou “chegada”. Na tradição cristã, refere-se tanto à primeira vinda de Jesus, em Belém, quanto à sua segunda vinda, que acontecerá no fim dos tempos. É também a preparação para a vinda diária de Cristo em nossas vidas, nos sacramentos e em nossos relacionamentos.
Este é um tempo de purificação, de quietude e de escuta. Um tempo de cultivar a espiritualidade, buscando renovar nossos corações para que possamos acolher Jesus de forma digna e sincera. Ele vem até nós todos os dias: na Eucaristia, no convívio familiar, na palavra proclamada e nos irmãos necessitados. “Eis que estou à porta e bato” (Ap 3,20), nos diz o Senhor. Mas será que estamos prontos para abrir essa porta e acolhê-Lo?
Advento significa preparação, espera vigilante e esperança. Celebremos, então, este tempo como preparação para a primeira vinda de Jesus, que aconteceu em Belém, mas também como anúncio de sua segunda vinda, quando Ele virá em glória, poder e majestade.
Preparemo-nos! Convido cada um de vocês a viver este Advento com autenticidade, abrindo espaço para o silêncio e a oração, resgatando o sentido verdadeiro do Natal. Que em nossos lares, em nossas famílias e em nossos corações, haja um lugar especial para o Senhor.
Que Deus nos abençoe e nos conceda a graça de vivermos este tempo com profunda fé e amor.
Fraternalmente,