Dom Messias dos Reis Silveira
Bispo de Uruaçu

 

Quando nós estamos cansados, procuramos uma forma para que possamos descansar. É natural que todos os trabalhadores tenham o seu tempo de descanso, as suas férias. Aliás, nós temos o dia para trabalhar e a noite para descansar. Já aquelas pessoas que trabalham à noite geralmente têm o dia para descansar. Mesmo no intervalo, durante o dia, no trabalho, existem as horas do descanso. Quando se completa um ano de trabalho, todo trabalhador tem o direito a descansar. Começa o tempo das férias.

Jesus convida aqueles que estão cansados a se aproximarem dele: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). Em Cristo, nós encontramos alívio. O nosso Deus, tão bondoso, Pai Misericordioso, nos acompanha diariamente em nossas lidas, fadigas e vitórias. Ele, com seu amor de Pai, é presença em nossa vida e nós não podemos fugir de Deus. Durante o tempo de férias, é muito importante que continuemos unidos àquele que dá vida. “Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (cf. Jo 10).

Não podemos nunca pensar em tirar férias de Deus, ou seja, devemos sempre, e em qualquer tempo, viver a espiritualidade e nos alimentar de Deus, na presença de Cristo. Jamais, em determinado momento podemos parar, afastar-se de Deus, deixando que a vida percorra sem Ele, sem oração, sem a participação na Eucaristia. É especialmente muito importante que os sacerdotes celebrem a Eucaristia todos os dias, mesmo em seu tempo de férias, que não tirem férias de Deus.

Quando estou num lugar onde não há igreja, no meu tempo de férias, eu levo comigo minha pequena mala de missa e ali onde estou celebro a Eucaristia, seja numa casa de família ou mesmo num quarto de hotel onde estou passando, para não ficar sem a Eucaristia. Também vale dizer que as orações não devem ser feitas por obrigação, mas por causa do amor, da sintonia com Deus e com Cristo e, por isso não deixo diariamente de fazer minhas orações e leitura bíblica. Tenho o hábito de ler sequencialmente um capítulo da Bíblia todos os dias. Assim posso num período de um pouco mais de três anos ler toda a Bíblia de ponta a ponta. Mesmo nas férias o faço com prazer.

Não podemos, portanto, pensar em tirar férias de Deus, mas devemos nos aproximar cada vez mais dele, viver nele, participar dele, aprofundar nossas raízes na vida do Senhor, como a árvore plantada à beira das águas que tem ali suas raízes deitadas naquelas margens e recebe a umidade. Aquela árvore cresce, produz folhas e frutos que muitas vezes servem para remédio ou para alimentos (Cf. Ez 47,1-12).

Assim também, entrados no mistério do Senhor, nós somos chamados a ser um remédio e alimento para o mundo. E é Deus quem nos sustenta. Não podemos, portanto, pensar, em momento algum, em nos ausentar dele, tirar férias dele. As férias são para refazer as forças e as energias. No entanto, se nos afastarmos de Deus, vamos nos enfraquecer cada vez mais e ficar debilitados e não vamos conseguir agir na missão com fervor, com zelo, e nem mesmo ter forças para entregar nossas vidas a Ele.

Por tudo isso, não é uma boa ideia tirar férias de Deus. Quem tira férias do Senhor enfraquece, afasta-se dele e não produz os frutos desejados pelo Senhor. Como os ramos da videira para produzirem frutos precisam estar ligados ao tronco, assim todo discípulos de Jesus precisa viver nele, com ele e para ele. Sentir-se chamado, escolhido pelo Senhor e se alegrar por essa escolha.“Não fostes vós que me escolhestes Deus, mas foi eu  que vos escolhi para irdes e produzirdes frutos para que o vosso fruto permaneça” ( Jo 15m16). Assim, peçamos que o Senhor nos ajude, abençoe-nos, para que nele encontremos vida e alegria. Não tenhamos uma espiritualidade por obrigação, mas por alegria de participar de sua vida.

Existem algumas coisas que não podem tirar férias como por exemplo o coração, os pulmões, a nutrição. O mesmo vale dizer que a espiritualidade, parte integrante de nosso ser,  precisa ser contínua em nossa vida de discípulos. Em Jesus encontramos vida. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10,10). Sem Ele não é possível encontrar vida feliz e plena.

 

 

 

 

Tags:

leia também