O segundo dia do Congresso de Universitários Cristãos foi iniciado com a palestra do professor José Antônio Saja, da Universidade Federal da Bahia, com o tema “Jesus e o Evangelho na cultura universitária”. Contextualizou o momento atual como uma mudança de época que nos empurra a mudar nossa forma de pensar.
“Toda essa mudança revela uma sociedade em transe, sendo uma Boa Noticia, uma velha ordem agoniza e uma nova ordem não acaba de nascer. Nesse contexto nossa missão é sermos ‘testemunhas da nossa esperança’, disse o professor.
O arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, prestigiou o evento. Ele falou sobre a necessidade que a Igreja tem de se fazer presente no meio universitário, areópago de missão, e relembrando o testemunho de Paulo em Atenas, animou à juventude a assumir seu protagonismo na Universidade. “Quem vai fazer isso são vocês! É dentro da universidade que se precisa de apóstolos. Um congresso como este, é uma nova oportunidade para nos perguntar: O que eu posso fazer? Não se trata de pensarmos em estratégias, mas no campo da missão a gente precisa contar com a graça de Deus que nunca vai nos faltar”, ressaltou o Primaz do Brasil.
O Fórum de Novas tecnologias, realizado pelos professores: Elias Bitancourt, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, David Moisés, da Universidade Estadual de Feira de Santana, especialistas no assunto, abordou o tema central do encontro “Conectando vida na tela do saber”.
Os workshops realizados pelos próprios jovens com os temas “O movimento estudantil, cinema e teatro, musica e literatura, e tecnologias sociais”, foram um momento de sentir as buscas questionamentos da juventude. Posteriormente, iluminados pela palestra do professor Luciano Costa “Espiritualidade e protagonismo na universidade“, ofereceu uma retrospectiva da história da juventude engajada e comprometida.
O ultimo dia do encontro esteve marcado pelos encaminhamentos e propostas para dar continuidade a esta experiência de articulação do Regional e a inserção desta caminhada no Setor Universidades da CNBB, rumo ao EBRUC em Curitiba (PR), de 12 a 14 de outubro e da Pré-Jornada Mundial de Universitários, em Belo Horizonte (MG),de 15 a 21 de julho de 2013.
A proposta de articulação do regional foi: Representante do Recôncavo Baiano – Roberto Bispo (robertoagro1@hotmail.com); Feira de Santana – Jeanderson Leite (jea.semi@ Hotmail.com); Juazeiro e Petrolina – padre Raimundo Jorge (mundicojorge@yahoo.com.br); Jiquié/Itabuna e Vitória da Conquista – Henrique Barreto (riquebarretto@hotmail.com). Este grupo foi nomeado “Jovens-Conexão” que colaborarão junto ao coordenador regional da pastoral universitária, padre Carlos André, na articulação das próximas atividades.
“Foi com muita esperança que fechamos o encontro com a entrega dos botões da pastoral universitária e a benção de envio realizada por dom Gregório Paixão. Esperamos agora que este Espírito que dinamizou nosso encontro se difunda pelas nossas dioceses, visibilizando cada vez mais a busca e sede da juventude universitária”, disse a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmão Maria Eugênia Lloris Aguado.