De 27 a 30 de outubro de 2024, formadores do regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — que reúne as dioceses da Bahia e de Sergipe — participaram do Encontro Regional para Formadores dos Seminários, realizado pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), em Porto do Mato, em Estância (SE). O tema que guiou as reflexões foi “Política de Proteção: crianças, adolescentes e adultos vulneráveis”, com assessoria do padre Pedro Reis, que é presidente do Tribunal Eclesiástico da Província de Aracaju (SE).
O encontro reuniu sacerdotes envolvidos na formação presbiteral e pastoral, em uma programação marcada pela oração, estudo e convivência fraterna. A atividade teve início na tarde da segunda-feira (27), com o credenciamento, a missa de abertura, sob a presidência do Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva, e concelebrada pelo bispo da Diocese de Estância, Dom José Genivaldo Garcia.
Nos dias seguintes, os participantes aprofundaram o tema por meio de diversas conferências, que trataram da criação de ambientes eclesiais seguros, do cuidado pastoral e das diretrizes da Igreja para a proteção de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade. As manhãs foram dedicadas à celebração da Eucaristia e Laudes, seguidas de momentos formativos; e as tardes, às conferências e orações das horas canônicas. Na terça-feira (28), à noite, o secretário do Regional e referencial para a OSIB, Dom Gilvan Pereira Rodrigues, que também é bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, presidiu a Celebração Eucarística.
A programação também contou com momentos de convivência, como o passeio à orla de Aracaju, na noite da quarta-feira (29), favorecendo a integração entre os formadores. O encontro foi encerrado na quinta-feira (30), com a missa de envio, seguida dos avisos finais e café da manhã, concluindo dias de partilha, oração e renovado compromisso com a missão de promover uma Igreja cada vez mais segura e acolhedora.
Texto: Sara Gomes | Fotos enviadas pelo padre Roberto (Diocese de Teixeira de Freitas)
