Fórum das Pastorais Sociais se reúne em São Paulo

Com representatividade de diversas pastorais, organismos e entidades, entre elas a CNBB; Pastoral da Criança; Pastoral Operária; Assembleia Popular; Serviço Pastoral do Migrante; Grito dos Excluídos; Pastoral do Menor; Comissão Regional de Diáconos e Conselhos de Leigos, o Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), através do Fórum das Pastorais Sociais, realizou hoje no dia 23 uma reunião entre agentes e representantes das pastorais, organismos, movimentos e entidades.

Durante a reunião foi amplamente debatido o Encontro Nacional das Pastorais Sociais que aconteceu entre os dias 17 e 18, no Mosteiro de São Bento, em Brasília. Ary Alberti, do Serviço Pastoral dos Migrantes e Conceição de Souza, da Pastoral Operária apresentaram ao Fórum alguns temas discutidos durante este encontro, como o Fundo Nacional de Solidariedade; 5ª. Semana Social Brasileira e Campanha da Fraternidade deste ano.

De acordo com o bispo da diocese de Santos (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz do Regional Sul 1, dom Jacyr Francisco Braido, a reunião teve como finalidade debater  as ações e projetos adotados pelas Pastorais Sociais em âmbito nacional. Por sua vez, o bispo elogiou a presença de todos e pediu que cada trabalho pastoral possa ajudar na edificação do Reino de Deus, nas coisas mais práticas e concretas.

Outro assunto importante tratado na reunião foi a preparação do Encontro Regional das Pastorais Sociais, marcado para os dias 1 a 3 de julho, no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo.

Fórum das Pastorais Sociais – Como surgiu: O fórum das pastorais sociais foi criado em 2004. Tem suas raízes nos Seminários Regionais das Pastorais Sociais. Na ocasião, ficou clara a preocupação em criar novos espaços de debates onde todas as pastorais sociais sejam representadas em espaços como Assembleia Popular e Semanas Sociais Brasileiras.

Tags: