Fórum divulga manifesto sobre riscos da mudança no Código Florestal

O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social divulgou, na semana passada, um manifesto em que expõe suas preocupações em relação à mudança no Código Florestal e à mudança de Governo.

“É com extrema preocupação que acompanhamos a possível votação das modificações no Código Florestal Brasileiro pelo Congresso. Qualquer iniciativa de facilitar a derrubada de mais cobertura vegetal no Brasil e que promova a impunidade dos crimes ambientais cometidos, nos parece como um absurdo contrassenso”, diz o manifesto.

O Fórum é um projeto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Misereor, que é um organismo de apoio ao desenvolvimento da Igreja Católica da Alemanha. No Fórum estão as Pastorais Sociais da CNBB, Movimentos Sociais e entidades da sociedade civil parceiras da Misereor,.

“O Fórum tem como objetivo disseminar informações, gerar consciência crítica e mobilizações da cidadania visando contribuir no enfrentamento das causas estruturais do Aquecimento Global que provoca Mudanças Climáticas em todo o planeta Terra”, explica a secretária executiva do organismo, Clecir Maria Trombetta.

No manifesto, as entidades demonstram preocupação também quanto à política de desenvolvimento do futuro Governo. “Embora se fale em continuidade com o [Governo] anterior, é do conhecimento comum que os problemas socioambientais brasileiros estão vinculados diretamente ao modelo de desenvolvimento adotado, baseado no agronegócio, na exploração mineral, na construção de grandes obras de infra-estrutura, que provocam intensos impactos ambientais e sociais”.

Leia aqui a íntegra do manifesto

Tags: