Ocorrido de 15 a 17 de maio na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, a formação foi assessorada pelo cônego Edson Oriolo, pároco da Catedral da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), mestre em Filosofia Social, especialista em Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas e professor.
Segundo o cônego, pela primeira vez consta nas diretrizes nacionais da ação evangelizadora o tema da necessidade de planejamento na Igreja. “Os grandes projetos locais devem ter a dimensão da diocesaneidade. Dioceses e paróquias precisam ancorar-se nas estratégias de comunicação para uma gestão eficiente. Formar um time coeso em torno da missão institucional. A paróquia não é do padre, mas de todo o presbitério”.
Todo o clero recebeu materiais de apoio de gestão administrativa de marketing para possível aplicação na realidade paroquial. A pedido do Voz da Igreja, o padre deixou uma mensagem de incentivo aos nossos padres:
“Uma das maneiras para revitalizarmos as paróquias, além de conhecermos sua vasta significação, é vivenciarmos a diocesaneidade em três situações bem concretas: o amor a Igreja Arquidiocesana, a fidelidade ao bispo no múnus ensinar, santificar e governar e a comunhão presbiteral.
Além disso, devemos deixar-nos conduzir pelo Espírito de Deus. Sermos apaixonados por Jesus Cristo, pelas Sagradas Escrituras, por Nossa Senhora e pela Igreja. Termos consciência plena e profunda – e perceptível pelos fieis – de que o material, a técnica e tudo o que a modernidade oferece, deve estar a serviço do transcendente, do espiritual, do invisível, para que “Cristo seja tudo em todos” (Cl 3,11)”’.