Grupo de Assessores (GA) reúne-se com o objetivo de favorecer a comunhão e a unidade na evangelização

Nesta sexta-feira, 15 de março, o Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunido na sede da entidade, em Brasília (DF), para um momento de formação e planejamento de atividades.

Na ocasião, segundo o Subsecretário Adjunto de Pastoral, padre Jânison de Sá, foram refletidos assuntos importantes a fim de favorecer a comunhão e a unidade na evangelização. Um deles foi sobre a Pastoral Urbana, temática do último Congresso Teológico Internacional que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), nos dias 4 a 6 de março, em Porto Alegre.

“Foram apresentadas para nós as principais temáticas, filmes, reflexões importantes sobre a Pastoral Urbana. E também toda a questão da inteligência artificial e outros temas pertinentes ligados à evangelização nas grandes cidades”, explicou o padre.

Também a partir dessa reunião foi definido que cada Comissão, ao longo de cada reunião do GA, terá um momento para partilhar suas atividades e programações ao longo do ano. Dessa vez, a Comissão Episcopal para o Laicato foi a escolhida para fazer a apresentação, que ficou sob a responsabilidade da Célia Soares, assessora.

A assessora da Comissão disse que foi importante essa oportunidade para apresentar a Comissão com os seus três setores: as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, o CEFEP, e o acompanhamento dos movimentos, serviços eclesiais, associações laicais e também das famílias de carismas nascidas das ordens e congregações religiosas.

“Tivemos a oportunidade de apresentar também quais são os bispos referenciais, algumas ações que já estão em andamento e outras que nós temos mais prioridade para serem realizadas durante o ano. E um aspecto que nós colocamos é como integrar a comissão em si, com todos esses trabalhos, mas também com as demais comissões, como trabalhar em conjunto”, salientou.

A reunião segue até o final da tarde desta sexta-feira e outros assuntos ainda deverão ser discutidos, como é o caso da organização e contribuição de cada um para o bom desempenho da próxima Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 10 a 19 de abril, em Aparecida (SP).

Tags: