Na manhã desta terça-feira, 30 de junho, o Grupo de Trabalho de Gestão Documental esteve reunido na sede da Conferência, em Brasília (DF), para dar continuidade ao procedimento operacional padrão (POP) que visa estabelecer diretrizes e instruções para a preparação, execução e gestão das principais reuniões da CNBB.
Participam do Grupo de Trabalho representantes de seis departamentos da sede da CNBB, entre eles Secretaria Técnica; Protocolo; Centro de Documentação e Informação (CDI); Patrimônio; Governança e Secretaria da Presidência. O grupo é acompanhado pelo subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto, e pelo assessor de Gestão, José Luna Filho.
Padre Leandro Megeto, atual subsecretário adjunto geral da CNBB, salientou que cabe aos participantes do Grupo definir o fluxo de atividades, as responsabilidades e as competências de cada Departamento na preparação, no acompanhamento e na conclusão das três principais reuniões das instâncias da CNBB: Assembleia Geral; Conselho Permanente e Conselho Episcopal Pastoral, o Consep.

“A ideia é definir e formalizar um conjunto de diretrizes e procedimentos operacionais para essas três principais instâncias da CNBB”, complementou.
Ele explicou, ainda, que a periodicidade das reuniões se dará a partir da demanda, mas que a princípio o Grupo irá se reunir pelo menos duas vezes por semana até “conseguir ter o procedimento bem definido, de maneira clara, com as competências e responsabilidades de cada Departamento”.
“O objetivo é poder dar esses encaminhamentos de maneira rápida e segura logo que acabam as principais reuniões ou a Assembleia Geral”, finalizou.
Com a implementação do POP, o Grupo espera alcançar uma padronização efetiva nos processos, uma melhoria significativa na comunicação dos Setores, um incremento na produtividade e maior eficiência na tomada de decisões. Além disso, as diretrizes visam minimizar erros e falhas e evitar a perda de informações vitais para a CNBB.
Membros do Grupo de Trabalho de Gestão Documental
Padre Leandro Megeto – Subsecretário Ajunto Geral
José Bezerra Luna Filho – Assessoria de Gestão
Irmã Flávia Gonçalves, Moisés Araujo e Priscylla Carvalho – Secretária Técnica
Tânia Sales – Protocolo
Caroline Lustosa – CDI
Johny Sales – Patrimônio
Luísa Maria Vidal – Governança
Leila Lima – Secretaria da Presidência
Por Larissa Carvalho