História da Rádio Vaticano é apresentada aos bispos no Seminário de Comunicação

“A emissora da Santa Sé é instrumento de suma importância para os lugares onde a fé ainda não pode ser expressa e vivida”, disse o jornalista da Rádio Vaticano, Silvonei José, citando o papa Bento XVI, ao apresentar a história da Rádio Vaticano aos bispos que participam do Seminário de Comunicação aberto hoje no Rio de Janeiro.

Criada em 1931, a Rádio Vaticano está comemorando 80 anos. Com programas em 40 idiomas, a Rádio tem alcance mundial. Em 12 de março de 1958 foi criado o Programa Brasileiro, dirigido pelo padre César Augusto dos Santos. Ele enfatizou o caráter formativo dos programas.

“Nossa preocupação maior, agora, é formar, mais que informar. São três programas novos. Além de dar as notícias, procuramos fazer momentos de formação para nosso ouvinte”, explicou o diretor.

Segundo padre Cesar, a proximidade com os bispos brasileiros torna o programa melhor. “Para a direção da Rádio Vaticano uma das singularidades do Programa brasileiro é o contato com os bispos”, acentuou.

Pe.ManoelQuintasUm vídeo contanto toda a trajetória da emissora foi apresentado aos bispos, que acompanharam com interesse o documentário.

Estudos da CNBB
O padre Manoel Quintas apresentou aos bispos a estrutura do documento Estudos da CNBB “A comunicação na vida e na missão da Igreja”, também conhecido com Documento 101 da Coleção Verde. Pe. Manoel destacou que uma das novidades do documento é apresentar a comunicação como uma dimensão que deve perpassar todas as pastorais.

A sessão de abertura do Seminário foi encerrada com um momento cultural apresentado pelo coral de seminaristas.

Tags:

leia também