II Encontro da Rede Internacional da Vida Consagrada articula combate ao tráfico de pessoas

Evento ocorreu em Roma

O II encontro de coordenação da Rede Internacional da Vida Consagrada contra o tráfico de seres humanos, Talitha Kum, aconteceu em Roma. O evento terminou no dia 31 de janeiro e reuniu representantes dos cinco continentes. Do Brasil, a coordenadora da rede “Um Grito pela Vida”, irmã Eurides Alves de Oliveira, participou.

Em entrevista à rádio Vaticano, irmã Eurides, comentou sobre o objetivo da reunião em Roma. “É o segundo encontro internacional da Fundação Talitha Kum, que foi fundada em 2009.  Ele tem o objetivo de fortalecer a articulação das redes, de uma autoafirmação da identidade de Talitha Kum, entidade que catalisa e articula as redes locais e regionais no enfrentamento ao tráfico de pessoas”.

Já sobre o tráfico de pessoas, irmã Eurides afirmou que é um fenômeno que tem crescido e se multiplicado, inclusive aparecido com novas faces, por conta da mobilidade humana, como é o caso da migração. “Partilhamos um pouco também como cada rede trabalha, suas linhas de ação, suas estratégias. A ideia é que saiamos daqui com um plano estratégico para atuação de mais três anos enquanto Talitha Kum, a partir das experiências dos continentes”, concluiu.

Rede “Um Grito pela Vida”

Celebrando 10 anos de atuação, a rede “Um Grito pela Vida” tem como prioridade para 2016, segundo a irmã, continuar o intenso trabalho socioeducativo, sobretudo priorizando as juventudes. “No Brasil, temos visto que tem crescido muito a inserção da juventude nas rotas do tráfico, nas suas mais diversas expressões: trabalho escravo, exploração sexual, a questão do adolescente na mendicância (…), então uma das prioridades fortes é um trabalho socioeducativo com as juventudes, afirma.

Com informações da Rádio Vaticano

Tags:

leia também