III Assembléia do Regional Noroeste

“Eclesiologia de Comunhão: Pastoral de Conjunto e desafios de Pastoral Urbana”  foi o tema que norteou a III Assembléia do Regional Noroeste, realizada no Centro de Pastoral da arquidiocese de Porto Velho (RO), de 16 a 18 de setembro de 2005.

A Assembléia contou com a assessoria de Pe. Cleto Caliman, e constituiu um momento de estudos do tema e partilha dos desafios e avanços na caminhada das várias comissões pastorais e organismos. Todos os bispos do Noroeste, coordenadores de Pastorais e representações de organismos, somando um número aproximado de 80 pessoas definiram o calendário 2006, dando encaminhamento para as várias ações conjuntas, no clima de abertura e profunda comunhão fraterna. As bandeiras da 4ª Semana Social assumidas pelo Regional:

Nós, brasileiros e brasileiras da Amazônia, que participamos da 4ª Semana Social Brasileira, queremos um estado na plenitude de seu poder, que defenda os direitos de cada cidadão, que seja transparente no controle e aplicação dos recursos públicos, exercendo políticas publicas eficazes.

Exigimos que nosso governo brasileiro cumpra com urgência o dispositivo constitucional de uma auditoria da divida externa e que sejam tomadas medidas urgentes e eficazes para a proteção e defesa da soberania da Amazônia brasileira e das culturas do povo brasileiro.

Queremos promover em conjunto com os povos da Amazônia para que se tornem sempre mais capazes de exercer plenamente seu direito de cidadania, começando desde as primeiras etapas da educação e empregando todos os meios para que as forças sociais se rearticulem e encontrem espaços de formação e animação na grande meta de colaborar na construção de uma Amazônia e de um Brasil diferente.

Queremos a urgente implantação de políticas que transformem as nossas riquezas, gerando emprego e renda para o povo da Amazônia, garantindo a preservação da biodiversidade, a sustentabilidade e promovendo através da educação a proteção do meio ambiente.

Queremos colaborar com a dignidade do trabalhador e trabalhadora, e a riqueza da sabedoria dos povos da floresta incentivando o associativismo e cooperativismo, dentro dos princípios da economia solidária, levando-se em conta que na Amazônia existe: trabalho infantil, exploração da mão de obra, falta de qualificação do trabalhador, desrespeito às leis trabalhistas.

Foi constituída solenemente a Comissão Regional da Amazônia do Noroeste composta por Maria do Socorro Góis Alencar (Rio Branco-AC), Maria das Graças da Silva Almeida(Rio Branco-AC), Prof. Fábio Rychecki (Porto Velho-RO), Aldadina Miranda (Porto Velho-RO), Maria Cecília Filipini (Porto Velho-RO), Ir. Sebastião Ferrarini (Ji-Paraná-RO), Prof. Paulo Klein (Rio Branco-AC), Pe. Luiz Ceppi (Porto Velho-RO), Pe. João Sucarrats (Humaitá-AM) que, juntamente com Dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho-RO, membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, trabalharão a partir do Noroeste os projetos “Missão da Igreja na Amazônia”. Foi indicada também uma pessoa de referência para a animação do Projeto, da Prelazia de Lábrea, diocese de Cruzeiro do Sul e Guajará Mirim.

Ensino Superior Católico no Noroeste

Seminários, encontros e reuniões que ocasionaram a discussão sobre a viabilidade da instituição do Ensino Superior Católico na Região Amazônica levaram os bispos do Regional Noroeste decidirem sobre a criação de Faculdades em Porto Velho (RO).

Prof. Dr. Fábio Rychecki Hecktheuer, cedido pela Universidade Católica de Pelotas (RS), encontra-se desde setembro de 2004, em Porto Velho, acompanhando os estudos  e encaminhamentos para  a pesquisa e elaboração de documentos a ser apresentada junto ao MEC. Estão sendo verificadas as infra-estruturas segundo as exigências do MEC.

A Faculdade Católica de Rondônia pretende oferecer a partir de fevereiro de 2006, o primeiro curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia, com perspectivas de oferecer cursos na área de humanas e, no futuro, também nas áreas de saúde e engenharias. Além dos bispos do Regional Noroeste, compõem o grupo: Prof. Giovani Lunardi, Pe. Lúcio Batista de Paula, Frei Paul Kroetz, Pe. Rui Moreira Feitosa e Irineu Fracalossi.

Quadro de professores comprometidos com a proposta de implantação da Faculdade são 7 doutores, 2 doutorandos, 3 mestres e alguns especialistas. Todos, na sua maioria, se propuseram realizar, no começo da faculdade, um trabalho de voluntariado.

A faculdade terá como sede o prédio atual do Seminário João XXIII, na Rua Gonçalves Dias, 290, Porto Velho. O público alvo serão os seminaristas do Regional da CNBB, abrindo também para pessoas leigas, religiosos e religiosas.

Ensino à Distância no Noroeste

Quatro pólos de centros virtuais para formação de agentes são preparados em parceria com a RICESU e Regional Sul 2, dois na diocese de Humaitá, um na arquidiocese de Porto Velho e um na diocese de Ji-Paraná.

Tags:

leia também