Com o lema “No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida”, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realiza seu terceiro Congresso Nacional, na cidade de Montes Claros (MG), entre os dias 17 e 21 de maio. O evento irá receber cerca de 800 pessoas, entre agentes da pastoral da terra, trabalhadores, trabalhadoras, convidados, representantes de movimentos sociais e estudiosos de todo o país.
O III Congresso alternará momentos de celebração com os de reflexão. “Será celebrada a memória das lutas enfrentadas, das vitórias duramente conquistadas e o sangue derramado pelas centenas de mártires da terra. Serão ouvidos, também, os clamores que vêm do campo. Os clamores em defesa dos territórios ocupados e reivindicados pelas comunidades tradicionais; os da infinidade de famílias que resistem nas beiras das estradas à espera da Reforma Agrária, repetidamente anunciada e prometida, mas ignorada por quem deveria concretizá-la”, explica a assessora de comunicação da CPT, Cristiane Passos.
O estudo, a reflexão e os debates serão sobre Biomas, Territórios e Diversidade Camponesa a partir das experiências vividas pelos camponeses e camponesas. “Estas experiências serão apresentadas em quatro grandes tendas, divididas pelos biomas brasileiros: uma tenda para o bioma Amazônico, outra para a Caatinga, uma terceira para o Cerrado e Pantanal e a última para a Mata Atlântica e Pampa. Este trabalho apontará os desafios a serem enfrentados pela CPT nos próximos anos”, esclarece Cristiane.
Serão feitas análises da conjuntura sociopolítica e econômica; conjuntura relativa ao meio-ambiente e conjuntura eclesiástica. “Estas análises exporão o cenário no qual se desenrola a vida no campo hoje e onde a CPT desenvolve sua ação”, lembra a assessora. Para fazer as análises foram convidados o padre e teólogo, Benedito Ferraro; o geógrafo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves, e o pesquisador do Centro de Pesquisas e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT), César Sanson.
O primeiro Congresso da CPT aconteceu, em 2001, em Bom Jesus da Lapa (BA), com a participação de 400 pessoas. Já o segundo, em 2005, foi na histórica Cidade de Goiás (GO), sob o lema “Fidelidade aos Deus dos pobres a serviço dos povos da terra”. Cerca de mil pessoas participaram.
