Itália e Singapura sediam Congressos Mundiais em Ética Teológica e Bioética

Mais de 600 teólogos, de 73 países, reuniram-se de 24 a 28 de julho, na cidade italiana de Trento para discutir “ética teológica” a patir do tema “Nas correntes da História: de Trento para o Futuro”. Em 2006, os teólogos da moral já haviam se reunido em Pádua, também na Itália.

O Brasil foi representado por 26 teólogos, incluindo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e coordenador da Comissão de Bioética da CNBB, padre Luiz Antônio Bento, e o membro da Comissão Técnico-científica da Pastoral da Saúde da CNBB, padre Leo Pessini.

“Testemunhamos e participamos desse importante Congresso, que não é somente um evento isolado, mas um processo que nutrimos nossa necessidade de comunicação, inter-relacionamento, conhecimento e troca de experiências na busca da verdade moral. Sabemos que a teologia moral é o lado prático e pragmático da Teologia, em outros termos, é a concretização dos valores teológicos em nossas vidas que precisam ser sempre aperfeiçoados na ótica evangélica”, ressaltaram os assessores da CNBB.

Bioética

Já nos dias 28 a 31 de julho, Singapura acolheu o 10º Congresso Mundial de Bioética, que reuniu 500 participantes de todo o mundo. O evento foi organizado pela Associação Internacional de Bioética (International Association of Bioethics), uma organização humanista e secular de estudiosos e interessados no debate ético, no mundo científico, sem vínculos com governos, indústrias, ONG’s, religiões ou Igrejas.

Padre Bento e padre Leo Pessini participaram também deste encontro. “O objetivo deste evento foi promover a reflexão científica da bioética, no contexto que vivemos de extraordinário desenvolvimento tecnocientífico que interfere profundamente no mundo da vida, seja cósmico-ecológica, seja humana”, explica padre Bento.

Alguns temas foram destaques no Congresso, como “Educação bioética para um mundo globalizado”; “pós-humanismo: ligando cérebro às máquinas – questões éticas deste interface”; “Como a bioética pode contribuir para deliberações em relação biologia sintética?”.

Padre Leo Pessini apresentou algumas questões a respeito da bioética no final da vida a partir do novo Código Brasileiro de Ética Médica.
O 11º Congresso Mundial ficou agendado para agosto de 2012, em Roterdã (Holanda).

Leia aqui o relatório dos encontros feito pelos padres Bento e Leo Pessini

Tags: