Jubileu de ouro, jubileu de luz

Dom Benedito Gonçalves dos Santos

A diocese de Pres. Prudente, celebrou dia 2 de julho o Jubileu de Ouro de sua criação e instalação. Com uma belíssima missa de ação de graças na Catedral São Sebastião, à qual tive a graça de presidir concelebrando com a presença de 6 bispos da Província de Botucatu e de 62 sacerdotes, com a presença de religiosos, seminaristas e grande participação dos fiéis, o que muito alegrou meu coração.

Uma festa jubilar é sempre momento de louvar e agradecer a Deus, Pai e Senhor da história por tão grande graça de ter nos concedido o privilégio de sermos Igreja Diocesana e podermos caminhar tendo em nosso meio um Bispo, um pastor, isto é, um legítimo sucessor dos apóstolos, para conduzir o rebanho nesta Igreja Particular. Quanto crescemos desde que nos tornamos a sede da Diocese. É isto que percebemos no relatório do nosso querido Bispo Dom Agostinho, elaborado na festa do Jubileu de Prata, ou seja há 25 anos.

No início contávamos com 23 sacerdotes (8 diocesanos e 15 religiosos), aos 25 anos já contavamos com 35 sacerdotes (24 diocesanos e 11 religiosos), hoje contamos com 62 sacerdotes (53 diocesanos e 9 religiosos).

Esta mesma proporção podemos confirmar, foi também o crescimento quantitativo e qualitativo dos nosso fiéis nas diversas pastorais, movimentos e serviços, melhorando consideravelmente as diversas dimensões da Igreja. Hoje a consciência entre os fiéis sobre a Igreja e seu comprometimento, como “sal da terra e luz do mundo” diante das diversas realidades é significativa. Quantas pastorais, serviços, movimentos e organismos são realizados por leigos, que ciente da vocação de discípulos missionários de Cristo Jesus, promovem e defendem um reino de vida, justiça e paz, como fermento, procuram dar sabor cristão às coisas terrenas.

Ora, mas recordemos, isto só foi possível pela doação entrega e renuncia de abnegados bispos, sacredotes, religiosos e fiéis leigos que deixaram marcas e engrandeceram nossa Diocese nos diversos campos e apostolados. Se hoje o trabalho é penoso, imaginemos no início com poucos sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos nesta imensa seara que é a Diocese de Presidente Prudente.

As dificuldades eram bem maiores, sem estruturas materais, estradas e meios eficazes para comunicação. Quanta doação, renúncia, sacrifício, martírio de inúmeros sacerdotes, religiosos e religiosas e fiéis leigos para alcançarmos a realidade presente. A estes que regaram o terreno com o suor, em diversos campos de trabalho e evangelização, nosso mais sincero agradecimento, com certeza receberam e receberão a justa recompensa do Cristo Bom Pastor.

Mas celebrar uma festa jubilar é também momento de nos comprometermos com a missão confiada à nossa Igreja Diocesana. É hora de todos nós: bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos nos unirmos num grande mutirão de ação de graças, deixando cair por terra tudo aquilo que causa divisão e morte em nosso meio, e com o coração cheio de amor e graça, alimentados pela Palavra Divina, pela Eucaristia, sempre dóceis ao Espírito Santo, nos coloquermos a serviço do Reino de Deus, a nós hoje confiados. Se queremos chegar a plenitude da vocação cristã é necessário fidelidade, renuncia, doação, entrega, serviço, missionariedade, aí sim, sem dúvida alguma, glorificaremos o nome de Deus.

Que Deus continue a nos guiar, conduzir e foratalecer, que Maria Santíssima e o Glorioso São Sebastião, nossos padroeiros, sejam nossos fiéis intercessores, para que a missão a nós hoje confiada seja desempenhada com fidelidade e amor, que a semeadura seja abundante e fértil, para que os frutos grandiosos continuem a florecer e assim continuemos a manifestar a luz divina, e possamos dizer “Minha Alma glorifica o Senhor”.

A todos que são comprometidos com a missão em nossa Diocese, meus sinceros agradecimentos e felicitações. Que o Bom Deus continue nos agraciando e mostrando o caminho da evangelçização e da justiça.

Tags:

leia também