Lideranças da Pastoral Afro na América-Latina realizam encontro

Coordenador nacional da Pastoral Afro-Brasileira participou do evento

A coordenação da Secretaria de Pastoral Afro-Americana do Conselho Episcopal Latino-Americano (Sepac/Celam) esteve reunida entre os dias 28 e 30 de outubro, em Santiago de Cali, na Colômbia. O encontro teve o objetivo de planejar o trabalho em âmbito continental e determinar as ações para a continuidade da atuação na Igreja e na sociedade.

Os membros da coordenação da Sepac retomaram o debate de compromissos firmados durante o XIII Encontro de Pastoral Afro-Americana e Caribenha, realizado no Haiti. As atividades para os próximos três anos também foram definidas.

O grupo sinalizou que o encontro os convidou a partirem de um “espírito sinodal” de modo que possam “unir esforços para o futuro do povo negro no continente”. Aos agentes, avisaram que enviarão as conclusões do encontro, reiterando o convite para todos, cada um no contexto de sua equipe, permaneçam “construtores desta jornada social e eclesial no continente”.

Estiveram presentes o coordenador nacional da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jurandyr Azevedo Araujo, o secretário executivo da Pastoral Afro da Conferência Episcopal Panamenha, padre Efraín de León Valdés, o membro da Comissão Episcopal de Cultura e Inculturação do Haiti, Emilde Beldor, o coordenador do Sepac/Celam, padre Venanzio Mwangi, e a coordenadora da Pastoral Afro no Equador, Nieves Leonor Méndez Olaya.

A reunião também contou com a presença do arcebispo de Cali, dom Darío de Jesús Mosalve Mejía, e do secretário executivo do Departamento de Cultura e Educação do Celam, padre Oscar Lozano.

Tags: