As lives de mobilização da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar” entraram em uma nova fase neste mês a partir do dia 11 de agosto, sendo realizadas em séries temáticas para discutir e aprofundar aspectos da realidade brasileira associada à solidariedade sempre no mesmo dia da semana, às terças-feiras, às 17h, transmitidas pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira. A iniciativa compõe uma das atividades da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.
Segundo a assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, o objetivo é aprofundar e abordar diferentes aspectos e enfoques das temáticas ligadas à solidariedade na Igreja no Brasil. O aprofundamento segue os passos adotados pela Igreja no Brasil (ver, julgar, agir e celebrar).
A primeira série, que inclui a realização de quatro lives, entre 11 de agosto a 1º de setembro, está aprofundando o tema da “Fome”. A razão da escolha do tema da Fome é para aprofundar a ameaça de retorno do Brasil Mapa da Fome, de onde já havia saído. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês), uma das maiores agências humanitárias das Organizações das Nações Unidas (ONU), vem chamando a atenção para este risco no contexto da pandemia.
A primeira live da série sobre a Fome, realizada na semana passada, foi “A História e os números da pobreza e da fome no Brasil”, tendo com a inspiração bíblica: “Quando foi que te vimos com fome?” (Mt 25,37), buscando responder a parte do “ver” no método adotado pela Igreja no Brasil para compreender a fenômenos da realidade e indicar caminhos de ação. A segunda live aconteceu dia 18 de agosto com o tema: “Fundamentos bíblicos mobilizadores para a proximidade da Igreja com as pessoas empobrecidas”, o que corresponde ao momento do “julgar”. A live teve como inspiração bíblica: “Faltava o pão em toda terra, pois a fome se agravava.” (Gn 47,13).
Superação da fome e da miséria no Brasil
A terceira live da série, que corresponde ao momento do “agir”, vai aprofundar amanhã, 25 de agosto, às 17h, o tema: “Respostas criativas e sustentáveis para a superação da miséria e da fome no Brasil” e a inspiração bíblica: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16).
Participa, como convidado desta edição, o frei Paulo Batista, membro da fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Além da formação em teologia e filosofia, ele possui graduação em Administração de Empresas e Saúde pela faculdade São Camilo. Ele é diretor do hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, local visitado pelo Papa em 2013. Em 2016 iniciou o projeto chamado “Missão Amor que Cura”, uma iniciativa que atua em realidades de extrema pobreza levando amor por meio de alimentação, roupas, assistência médica e odontológica nos lixões, favelas, presídios e às pessoas em situação de rua.
A outra convidada é a professora da Universidade Federal do Piauí, Maria Sueli Rodrigues de Sousa. Ela é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Também integra a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra, na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Nesta nova fase, as lives estão sendo mediadas pelo secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, e contarão sempre com a presença de dois especialistas nas temáticas e membros da Igreja no Brasil que têm contato e experiência com o tema de cada episódio.