Livro-entrevista com papa Francisco trata da misericórdia de Deus

A obra é dividida em nove capítulos, disponível em italiano, espanhol, francês, Inglês e português

Publicado em 86 países, o livro-entrevista, com o papa Francisco, traz como título ”O nome de Deus é a misericórdia”. É de autoria do jornalista italiano Andrea Tornielli, sendo resultado de entrevista, de quatro horas, com o papa, na Casa Santa Marta.

A obra foi apresentada na manhã de terça-feira, 12, no Instituto agostiniano, em Roma, pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, em encontro moderado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

O livro é dividido em nove capítulos e está disponível em italiano, espanhol, francês, Inglês e português, contendo a assinatura do papa Francisco na capa dessas edições. O tema central abordado, durante a entrevista, é a misericórdia de Deus. O texto inicial reflete sobre o ”O tempo de misericórdia ” e termina com ” Para viver o Jubileu bem”, fazendo referência ao “Ano Santo”.

Durante a conversa com Andrea Tornielli, o papa falou, abertamente, sobre a importância do sacramento da confissão e reconheceu a necessidade de se confessar com frequência. Disse, ainda, que o papa também precisa da misericórdia de Deus, de se levantar após a queda, além de falar da percepção de que a lógica de Deus é uma lógica de amor que escandalizou os mestres da lei.

Ao final do livro-entrevista, Francisco destacou a prática das obras de misericórdia para a vida cristã, sendo, segundo ele, algo indispensável para a vivência da fé.

Em artigo publicado no site da CNBB, o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, fala sobre a contribuição da publicação para a vivência do Jubileu Extraordinário. “O livro é um convite a fixar a atenção no centro da fé religiosa: Deus, que é misericórdia, e a se confrontar com a própria atitude religiosa: se quiser ser verdadeira, ela precisa, acolher a misericórdia de Deus de maneira confiante, vivendo de forma coerente com ela”, escreveu.

CNBB com informações da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Tags: