LIX Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) 

 

 

“Chamados para construir a família humana” 

Hoje, 08 de maio de 2022, concomitante com o Quarto Domingo da Páscoa (Domingo do Bom Pastor), a Igreja celebra o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo tema é “Chamados para construir a família humana”. Tal data é realizada para a reflexão sobre a descoberta e valorização das diversas vocações, carismas e ministérios em nossa Igreja. 

Papa Francisco, nos recorda que todos somos inseridos a vivenciar sua vocação, independentemente da função que exerça na Igreja, afinal como povo Batizado, somo sujeitos ativos à Evangelização. “Somos chamados a ser guardiões uns dos outros, a construir laços de concórdia e partilha, a curar as feridas da criação para que não seja destruída a sua beleza. Em suma, tornamo-nos uma família na maravilhosa casa comum da criação, na variedade harmoniosa dos seus elementos. Neste sentido amplo, não só os indivíduos, mas também os povos, as comunidades e as agregações dos mais variados géneros têm uma «vocação»¹”. 

A Vocação não é algo extraordinário e, tampouco, reservado para poucos, mas é para todos, pois todos são alcançados pelo amor de Deus e chamados por Ele a vivenciar o serviço do vem comum, através dos desígnios que o próprio Deus insere em nossas vidas através do diálogo pela Palavra, afinal nossa vida só se transforma quando acolhemos a Palavra e buscar o olhar de Deus sobre a humanidade. “Tudo se torna um diálogo vocacional entre nós e o Senhor, mas também entre nós e os outros. Um diálogo que, vivido em profundidade, nos faz tornar cada vez mais aquilo que somos: na vocação ao sacerdócio ordenado, ser instrumento da graça e da misericórdia de Cristo; na vocação à vida consagrada, ser louvor de Deus e profecia de nova humanidade; na vocação ao matrimónio, ser dom mútuo e geradores e educadores da vida; em cada vocação e ministério na Igreja, em geral, que nos chama a olhar os outros e o mundo com os olhos de Deus, servir o bem e difundir o amor com as obras e as palavras¹.” 

Enfim, que possamos interpretar o diálogo que Deus tem conosco e tomarmos a decisão de realizar o sonho que Ele tem para conosco. Tudo isto amparados com as Luzes dos Espírito Santo, princípio e origem de todas as vocações. Assim, “sacerdotes, consagradas e consagrados, fiéis leigos, caminhemos e trabalhemos juntos, para testemunhar que uma grande família humana unida no amor não é uma utopia, mas o projeto para o qual Deus nos criou¹!” 

Saudações em Cristo Ressuscitado! Aleluia! 

¹ Mensagem Do Santo Padre para o LIX Dia Mundial de Oração Pelas Vocações (8 de maio de 2022 – IV Domingo de Páscoa) 

Tags:

leia também