Obra indicada:

BOFF, Lina. Mariologia. Interpelações para a vida e para a fé. Petrópolis, RJ; Vozes, 2007. 191pp

Autor (breve apresentação) :

Lina Boff é religiosa do Instituto das Servas de Maria Reparadora. Professora de Teologia Sistemático-pastoral da PUC-RJ e do Centro Loyola do Rio de Janeiro, Fez doutorado na PUC-RJ e pós-doutorado na Gregoriana de Roma. Foi membro da Equipe de Reflexão Teológica da CRB.

Sinopse:

Trata-se de um livro de Iniciação à Mariologia, que faz parte da coleção “Introdução à Teologia”, da Editora Vozes. Não trata de todos os temas da Mariologia (náo há nenhum capítulo sobre os dogmas marianos, por exemplo), mas sim da mariologia bíblica lucana e da devoção mariana, em perspectiva contemporânea. Linguagem fácil, acessível ao grande pública e enfoque pastoral marcam o diferencial desta obra. Assume-se o olhar feminista, de forma equilibrada e sábia. É uma porta de entrada para a mariologia, que suscita no leitor(a) o desejo de ler e aprofundar mais.

Partes principais da obra:

1. A vida na sua dimensão feminina e masculina – Partindo da teologia de Lucas-Atos

2. A vida e a interpelação das massas pobres e excluídas – partindo do Magnificat.

3. Resgate da humanidade de Maria em perspectiva feminista a partir da Marialis Cultus

4. Por que o povo coroa Maria – a partir do NT e de Puebla

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Obra de leitura atraente, em sintonia com a caminhada da Igreja no nosso continente, confirmada pelas linhas do Documento de Aparecida. Aproxima Maria dos cristãos, considerando sua dimensão de mulher, discípula de Jesus e peregrina na fé. Corrige assim os exageros de uma mariologia devocionista. Continua a reflexão mariana na linha da opção pelos pobres.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Ir. Afonso Murad – Prof. de Teologia.  ISTA e FAJE, Belo Horizonte (MG)

Tags:

leia também