Nos dias 28 e 29 de julho aconteceu em Campo Grande (MS), a Assembleia da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) do Regional Oeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro contou com a presença de leigos, representantes de novas comunidades de vida e aliança, seminaristas, religiosos e religiosas, diáconos, padres e os três bispos da arquidiocese de Campo Grande: dom Dimas Lara Barbosa, dom Eduardo Pinheiro da Silva e dom Vitório Pavanello, totalizando mais de 50 pessoas, provenientes das 06 dioceses que compõem o Oeste 1.
Com o tema: Marketing Vocacional, o assessor padre Tom Viana, religioso paulino, mestre em Direção e Gestão Comercial de Marketing pela URJC / ESIC em Madri, abordou os seguintes temas: história e atuação do marketing no mercado, marketing pessoal, Marketing e a Igreja segundo o Documento de Aparecida e o Estudo 101 da CNBB: A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, terminando a discussão com a realização de um laboratório vocacional, na qual, cada diocese realizou concretamente uma campanha publicitária, utilizando os recursos do marketing, sendo avaliado pelo assessor e os participantes.
Assim enfatizou o assessor: “Gosto da seguinte definição de marketing: capacidade de identificar, antecipar e satisfazer uma necessidade. Nesta perspectiva, diante de uma sociedade cada vez mais plural, fragmentada e multicultural, nós como agentes de pastorais e lideranças temos que nos questionar se estamos capacitados a pensar nesta nova cultura da comunicação, onde somos chamados a ser cada vez mais críticos, conscientes e exigentes no processo de evangelização. Assessorando esta assembleia, percebi uma participação ativa, animada e aberta para o novo, isto é fundamental para um trabalho mais qualificado da metodologia vocacional de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a pessoa no seu processo de adesão ao chamado de Deus.”
O coordenador regional da PV/SAV Oeste 1, padre Alex Messias da diocese de Naviraí (MS), disse que “agora segue o desafio para as equipes diocesanas de consolidar as campanhas publicitárias com toda ousadia e criatividade, utilizando os recursos que o marketing oferece para que o nosso trabalho seja mais atraente e eficaz, tendo muito claro a centralidade na pessoa de Jesus Cristo, pois ‘sem mim, nada podeis fazer’”, disse ao citar Jo 15,5.