Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Jesus disse: “Desejei ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de padecer” (Lc 22,15-16).
“Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei este é o meu sangue” (Mc 22,22-25).
1. No Antigo Testamento, Deus alimentou seu povo com o Maná e assim, este pode continuar sua caminhada pelo deserto. No testamento definitivo, Jesus nos alimenta com algo superior, melhor: sacramentalmente, com seu corpo e sangue. Ele morreu para que nós vivêssemos e nos deixou a Eucaristia para que o conseguíssemos.
É preciso entrar mais no coração de Jesus, para aprendermos a ser seus discípulos.
O ensinamento de Deus mostrou lógica na história e crescimento na exigência do amor pelos séculos. Moisés hoje é Cristo. Outrora anunciado e hoje sacramentalmente presente na Eucaristia, e agindo ainda pelo seu Espirito, o Espirito Santo. Por isso, a Eucaristia é fonte, ápice de toda vida Cristã (LG 10-11; PO 5). Os outros sacramentos a ele levam ou dela partem. Ela é o centro.
2. Lembro então as diversas denominações da Eucaristia, pois mostra sua importância e centralidade.
2.1 “Ceia do senhor” (Cor 1, 11-20). Quem participa da celebração Eucarística, está como que presente na última ceia do senhor.
2.2 Fração do Pão: Jesus partiu o pão consagrado e o repartiu com eles – os apóstolos (1Cor 11, 24). Hoje Conosco, pela Igreja.
2.3 Assembleia Eucarística (Synaxis) (1Cor 11, 17-34). Jesus reúne os seus à mesa. Cristianismo é fraternidade.
2.4 Memorial da Paixão do Senhor. Quem participa da Eucaristia tem parte na morte e ressurreição de Cristo.
2.5 Santa Missa: Porque termina com o envio dos discípulos, portanto do envio nosso hoje.
2.6 É preciso, pois, conhecer mais e melhor, a Eucaristia, por quanto ela é de certo modo a síntese e ponto alto da missão de Cristo. Temos consciência disso, hoje?
