O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, presidiu, no dia 5, na Igreja de São Pedro, em Rio Comprido, uma missa em homenagem ao encerramento do Ano Sacerdotal na arquidiocese.
Na homilia, dom Orani destacou a importância do ministério presbiteral como dom de Deus. Lembrou que Cristo, o Sumo Sacerdote, é quem preside a Eucaristia, e está presente na Palavra e na ação da Igreja, alimentando e perdoando o povo de Deus. Disse ainda que o presbítero, tirado do meio do povo e formado para servi-lo, vai construindo, na história, o Reino de Deus.
Ao lembrar a figura de São João Maria Vianney, que revolucionou no seu tempo a pequena cidade de Ars, no sul da França, lembrou aos padres que também eles foram chamados, consagrados e enviados, como discípulos missionários, para servir e mostrar ao povo o caminho de Deus.
Todos os presbíteros fizeram a renovação das promessas sacerdotais. Reunidos no espaço do presbitério, em volta do altar, rezaram pelas intenções da Igreja.
Convocado pelo papa Bento XVI, por ocasião dos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, o Ano Sacerdotal teve como tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”.
