Na manhã desta quinta-feira, 25, aconteceu na sede da CNBB, em Brasília, a missa dos parlamentares. No início da celebração, o assessor político da CNBB, padre Ernanne Pinheiro, deu boas vindas aos parlamentares e destacou o Tempo da Quaresma, que teve início na Quarta-feira de Cinzas; e da Campanha da Fraternidade 2010, cujo tema é “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24).
Em sua homilia, o presidente da celebração, o bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, convidou os parlamentares a rezarem pelo povo de Belo Monte, que, segundo ele, estão sofrendo com a aprovação da construção da Usina Hidrelétrica no Rio Xingu, no Pará. “Peço a vocês que, em oração, lembrem-se do povo do Xingu, que está sofrendo e vai sofrer ainda mais com as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Nós, que moramos mais próximos, sabemos o que vai acontecer naquela região quando a usina começar suas atividades”, lamentou o bispo.
Dom Esmeraldo também ressaltou que outro fato lamentável são as previsões de construção de mais cinco hidrelétricas no Rio Tapajós. “Belo Monte é apenas o início. Para o Pará, ainda há previsão da construção de mais cinco usinas hidrelétricas que vão mudar a vida de muitas pessoas da região”, sublinhou.
Ainda na homilia, o bispo de Santarém destacou o tempo de conversão da Quaresma e as importantes orientações da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
