“Missão e Iniciação cristã” foi o tema da oficina coordenada pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria Batista, no 2º Congresso Missionário do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), que aconteceu no município de Dourados, entre os dias 23 e 26 de setembro.
Participaram da oficina, 98 congressistas, a maioria catequistas. O arcebispo de Campo Grande (MS), dom Vitório Pavanello, participou de forma integral da oficina e dirigiu-se aos congressistas destacando a importância de uma mística missionária na ação pastoral da Igreja.
Após reflexão do tema inspirado no Documento de Aparecida e Estudo da CNBB 97, organizou-se um trabalho de grupo, em que os participantes puderam socializar suas experiências e iniciativas no processo de Iniciação à Vida Cristã e apresentar propostas a serem assumidas pelo regional, a partir desse evento. A síntese da reflexão e o resultado dos grupos foram apresentados na manhã do dia 25 a todos os congressistas.
As atividades da oficina foram concluídas com a celebração eucarística presidida por dom Vitório, que exortou os participantes a aderir com fervor missionário ao projeto de Iniciação à Vida Cristã, a exemplo dos discípulos de Emaús.
O 2º Congresso Missionário do Regional Oeste 1 teve como tema “Igreja do Mato Grosso do Sul na missão permanente” e lema “De batizados a uma Igreja de discípulos missionários”. O dia 24 de setembro foi dedicado a 11 oficinas que refletiram subtemas, relacionados ao tema central.