Em São José dos Campos (SP), estrangeiros e brasileiros podem participar, semanalmente, da missa, celebrada no idioma inglês. A missa faz parte do trabalho da Pastoral dos Estrangeiros, desenvolvido na diocese de São José dos Campos, que completa 5 anos em maio.
Pólo tecnológico e dona de um grande parque industrial composto por várias multinacionais, São José dos Campos atrai muitos estrangeiros que se instalam na cidade temporariamente. Segundo Sueli de Fátima Oliveira, coordenadora diocesana da Pastoral dos Estrangeiros, a atuação desta Pastoral é uma necessidade por conta da particularidade da região. Além disso, o trabalho é “catalisador”; “traz as pessoas para Cristo, em particular, os nossos irmãos de outros países que estão na nossa cidade a trabalho e que não dominam o nosso idioma”, explica a coordenadora. “Encontramos na missa em inglês uma oportunidade para evangelizar, em uma língua universal que é acessível aos povos de todas as nações, e que tem ajudado, além de estrangeiros que vivem aqui em São José, jovens brasileiros que estudam inglês”, diz Sueli.
A ideia nasceu numa Festa de Pentecostes. Padre Luis Fernando Soares, pároco da Paróquia Espírito Santo, no Jardim Satélite, em São José dos Campos, pediu que interessados se apresentassem na paróquia para preparar uma missa em inglês, como parte das festividades da Novena de Pentecostes. Assim, um grupo foi formado e a primeira missa celebrada em inglês aconteceu em maio de 2005. Entretanto, a celebração foi além da ideia inicial, conta Sueli. “Para a nossa surpresa, não ficamos somente na ‘Missa Festiva’, tivemos a segunda, a terceira […] Então passamos a ter a missa uma vez por mês, no primeiro sábado. Depois passou para o primeiro domingo às 12h. Desde junho de 2009, as missas passaram a ser celebradas semanalmente, aos domingos”, conta.
A missa em inglês não tem um celebrante fixo, por isso, a cada domingo um sacerdote diferente preside a missa. São missionários estrangeiros residentes no Brasil e brasileiros com vivência no exterior. Participam, em média, 100 pessoas em cada missa. Durante a semana, os frequentadores recebem por e-mail, o folheto com a liturgia de domingo.
Catequese
A partir de abril, a Pastoral dos Estrangeiros inova mais uma vez e passa a realizar a preparação para a primeira Eucaristia, destinada aos filhos de estrangeiros. O primeiro encontro será no dia 11 de abril às 17h, na Paróquia Sagrada Família, Vila Ema, em São José dos Campos.
Mais informações, ligar para (12) 3922-5603, falar com Sueli.