Nesta sexta-feira, 7 de novembro, 16 cursistas do Centro de Formação Intercultural (CENFI), iniciativa promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM), visitaram a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Durante a visita, os missionários conheceram o funcionamento da Conferência e visitaram seus diversos setores.
A atual edição do curso, a 128ª, reúne participantes dos continentes africano, asiático, americano e europeu, vindos de países como Peru, Suécia, Madagascar, República Democrática do Congo, Gana, Indonésia, México, Haiti, Coreia do Sul, Burundi, República Centro-Africana, Quênia, Nigéria e Senegal.

O curso tem como objetivo preparar missionários e missionárias estrangeiros para a inserção na realidade brasileira e na vida da Igreja no país. Segundo o diretor do CCM, padre Tiago Camargo, a formação oferecida pelo CENFI contempla aulas de língua portuguesa, introdução à sociedade e às culturas brasileiras, iniciação missionária e convivência comunitária.
Além das atividades em sala, os cursistas participam de experiências missionárias em paróquias da Arquidiocese de Brasília, onde convivem com famílias e comunidades locais. Essas vivências, realizadas ao longo dos 90 dias de curso, contribuem para o desenvolvimento da habilidade comunicativa e fortalecem a preparação dos missionários para atuarem nas diversas realidades do país.
“Tudo isso vai colaborando para o desenvolvimento da habilidade comunicativa que é essencial na vivência missionária e capacitando-os para acolher as variadas realidades que encontrarão nas diferentes regiões do Brasil, conforme designados por suas congregações religiosas e dioceses”, explica o padre Tiago.

Ele ressalta ainda que a multiculturalidade presente entre os participantes é um reflexo da diversidade do próprio povo brasileiro:
“Com tantos povos e tantas culturas, o encontro com o Evangelho de Jesus Cristo e a vivência dos valores do Reino de Deus nas diversas realidades brasileiras ainda é uma necessidade, ainda mais na realidade marcada por aqueles sinais que entristecem e angustiam as pessoas”.
Padre Tiago conclui lembrando que o curso busca fortalecer nos missionários os valores do Reino de Deus, como alegria, generosidade e gratidão, para que possam viver com autenticidade sua vocação missionária no Brasil.
Mais informações sobre o curso podem ser encontradas na página do CCM, onde em breve estarão abertas as inscrições para a próxima edição, em 2026.
Por Larissa Carvalho | Fotos: Fiama Tonhá
