Nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) pelo papa Francisco em 15 de abril deste ano, monsenhor Edson Oriolo dos Santos recebeu sua ordenação episcopal no último sábado, 11, em celebração realizada na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre (MG). Agora bispo, dom Edson Oriolo assume o posto de titular de Segia e auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte.
O arcebispo de Diamantina (MG), dom João Bosco Óliver de Faria, presidiu a celebração, que teve o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, como bispos ordenantes. Concelebraram os bispos auxiliares de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol Guimarães, dom Luiz Gonzaga e dom João Justino.
Durante a celebração, dom João Bosco recordou o tempo em que Edson foi seminarista e, apesar da saudade que sentia de seus familiares, avançou em sua formação e foi ordenado presbítero. Sobre o ministério episcopal, o arcebispo de Diamantina lembrou que ser bispo é despojar-se, a exemplo de Cristo, “que se despojou de sua condição divina. O bispo é um pai generoso, que assume uma uma disponibilidade total ao rebanho que lhe foi confiado”.
Ao encerramento da missa solene, dom Edson Oriolo lembrou dos familiares, especialmente de sua mãe, já falecida, afirmando que ela o inspirou para a escolha de seu lema episcopal “Anunciar as riquezas da misericórdia”. Ele também agradeceu a arquidiocese de Pouso Alegre por sua formação e convivência com o clero, religiosos e leigos, a acolhida de dom Walmor e seus auxiliares na arquidiocese de Belo Horizonte, e ainda pediu que todos os fiéis continuem a rezar por ele.
Dom Edson
Dom Edson José é natural de Itajubá (MG), nascido em 1964. Formado em Filosofia pelo Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre; e em Teologia, pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (SP), Edson também é mestre em Filosofia Social pela PUC Campinas. Foi ordenado presbítero em 1990.
Na arquidiocese de Pouso Alegre exerceu diversas atividades, entre elas a de vigário paroquial em três paróquias. Exerceu também a função de professor em várias disciplinas relacionadas à Filosofia no Seminário da arquidiocese de Pouso Alegre, e atuou como promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese.
								
														
								