Monsenhor Milton Zonta é nomeado bispo coadjutor para a diocese de Criciúma, em Santa Catarina 

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta terça-feira, 30 de dezembro, que o Papa Leão XIV nomeou o monsenhor Milton Zonta, S.D.S., bispo coadjutor da diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina. 

A presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo:

 

Saudação da CNBB 

Estimado irmão no episcopado, monsenhor Milton Zonta

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta sua alegria e eleva a Deus sincera ação de graças por sua nomeação como bispo coadjutor da Diocese de Criciúma (SC). 

Ao acolher este novo chamado do Santo Padre, a Igreja no Brasil reconhece e valoriza o testemunho de fé, a sólida formação teológica e a ampla experiência pastoral e missionária que o senhor oferece ao ministério episcopal, marcado pelo serviço generoso, pela comunhão e pela dedicação incansável à evangelização. 

Confiantes na ação do Espírito Santo, a Presidência da CNBB dirige-lhe votos de um ministério fecundo e abençoado, invocando sobre sua missão as bênçãos de Deus e a materna proteção de Nossa Senhora, para que o seu serviço fortaleça a esperança e edifique o povo de Deus que lhe é confiado. 

Em Cristo, 

Dom Jaime Cardeal Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS) 
Presidente da CNBB  

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo de Goiânia (GO) 
Primeiro Vice-Presidente da CNBB  

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Arcebispo de Olinda e Recife (PE) 
Segundo Vice-Presidente da CNBB  

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo Auxiliar de Brasília (DF) 
Secretário-geral da CNBB 

 

Biografia 

Religioso salvatoriano, o monsenhor Milton Zonta nasceu em 2 de junho de 1960, em Videira (SC). Possui formação acadêmica com graduação em Orientação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Moema (SP) e em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (UNISAL), ambas concluídas em 1983. É bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP), com conclusão em 1986, e tem especialização em Pastoral Juvenil pelo Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), de Porto Alegre (1989). Em 1996, realizou curso intensivo sobre Metodologia de Planejamento Pastoral Latino-americano na Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, Colômbia. 

Ingressou no Seminário Menor dos Salvatorianos em 1975 e realizou o noviciado em 1979. Foi ordenado diácono em 29 de junho de 1986, em Campinas (SP), e presbítero em 17 de janeiro de 1987, em sua cidade natal, Videira. 

Ao longo de quase quatro décadas de ministério, exerceu diversas funções pastorais, missionárias e de governo, entre elas: vigário paroquial em Videira, promotor vocacional provincial, missionário na diocese de Brejo dos Anapurus (MA), superior provincial dos Salvatorianos no Brasil, conselheiro geral e, posteriormente, superior geral da Sociedade do Divino Salvador (SDS), cargo que exerceu em Roma de 2012 a 2024. Desde 2025 atua como vigário da Paróquia Imaculada Conceição, em Videira (SC). 

 

 

Tags: